A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou nessa terça-feira (15), um trabalho de panfletagem em vários bairros da cidade, divulgando a Campanha de Conscientização de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Atualmente Caxias têm sete Centros de Convivência de Idosos, que são locais onde este público conta com sociabilidade, assistência, atenção e carinho.

“A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social dá total apoio a essa mobilização, juntamente com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, para mobilizar e sensibilizar a sociedade caxiense sobre a importância de estarmos juntos defendendo os idosos, lutando contra esse tipo de violência “, afirma Kiara Braga, secretária municipal adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social.

Com o lema: ‘A família acolhe, respeita e protege a pessoa idosa”, o momento serviu para um alerta aos familiares para o cuidado e respeito para com todos aqueles que já contribuíram com a sociedade, e que agora na fase da vida chamada de ‘Melhor Idade’, precisam encontrar na família, o carinho, a proteção, o respeito e o cuidado que tanto precisam.

“É uma mobilização nacional. No âmbito estadual estamos trabalhando com a Defensoria do Estado, e a SMADS nos dá todo apoio. Nos CCIs nós trabalhamos o fortalecimento do vínculo do idoso com a família, tanto informando a família sobre a responsabilidade dela com a pessoa idosa, quanto trabalhando o idoso sobre os seus direitos, para que eles saibam se defender em um quadro de violência”, frisa Libbya Cantanhede, coordenadora dos CCIs.

“O CREAS trabalha com a violação de direitos de todas as pessoas, e especialmente agora a gente deu uma ênfase à pessoa idosa. Nesse período de pandemia, as agressões aumentaram bastante. Nós precisamos que as famílias entendam o quanto é importante cuidar do idoso”, frisa Andreia Damasceno, coordenadora do CREAS.

Por onde passou, tanto a panfletagem como a entrega de folders explicativos, foi fundamental para esclarecer ao público as informações mais importantes sobre a campanha. Foram desenvolvidas ações no Centro Comunitário do Bairro Volta Redonda; a equipe do CCI Castelo Branco também esteve em frente ao Supermercado Mateus; no CCI Cohab, a ação foi na Rotatória do Verdurão Fortaleza e no CCI Seriema, na Praça do Estádio Duque de Caxias (MA). Já a tarde, as ações foram realizadas no CCI Cangalheiro, em frente ao Comercial Bezerra; CCI Ponte, na Praça de Santo Antônio e no CCI Tresidela, em frente a Casa Nova Construções.

“O que mais a gente ver ultimamente é essa questão de maus tratos, abandono. Os casos tem aumentado muito ultimamente”, firma Samara Assunção, moradora da Volta Redonda.

“É uma Campanha importante. Os filhos tem que cuidar dos pais, dos avós. Eu sou avó, sou bisavó, e sou tataravó graças à Deus. E estou aqui agradecendo a Deus por tudo que ele faz comigo, e todos os meus irmãos, filhos e netos”, disse dona Raimunda Sousa, aposentada.

O objetivo da Campanha é evitar que os idosos sofram quaisquer dos tipos de violência: física, psicológica, institucional, negligência, abandono, abuso financeiro, violência patrimonial, violência sexual e discriminação.

“Essa ação é a nível nacional, e estamos  trabalhando ela no município com o propósito de cuidar melhor do idoso que sofre violência. O CCI é uma forma de cuidar dos idosos, tiramos eles do comodismo, do sedentarismo e os inserimos dentro dos projetos, onde desenvolvemos ações para o bem estar do idoso”, frisa Cintia Moura, Presidente do Conselho do Idoso e coordenadora do CCI do Castelo Brando.

A ação foi realizada de forma conjunta envolvendo: Conselho Municipal do Idoso; Centros de Convivência do Idoso; Centro de Referência Especializado da Assistência Social e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Para fazer denúncia, basta ligar: Disque 100 e CREAS (99) 99901-5237.