A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, iniciou uma capacitação profissional para os monitores de turismo que vão atuar no ‘Projeto Caxias Turística’, nesta terça-feira (15), no auditório do Memorial da Balaiada. O projeto visa oferecer visitas guiadas aos turistas, escolas, faculdades, instituições culturais e comunidade em geral, nos principais pontos turísticos de Caxias (MA).

“Temos que ter uma visão de vanguarda e a ideia de instituirmos na cidade de Caxias os guias turísticos só engrandece a nossa cidade. Nós teremos os nossos guias distribuídos em alguns pontos históricos da nossa cidade: Igreja Catedral, Matriz, São Benedito, além de outros lugares. O lançamento oficial do Projeto será no dia 1º de agosto, dia da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e dia do lançamento do Projeto Caxias mais 200”, afirma Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Durante o primeiro contato com as informações, os 12 integrantes, puderam conhecer um pouco sobre o patrimônio cultural, além de fazerem posteriormente uma visita guiada ao Memorial da Balaiada.

A proposta quer qualificar ainda mais a apresentação das riquezas do patrimônio histórico de Caxias, e tantas outras riquezas da ‘Princesa do Sertão’. O olhar para uma melhor apresentação da cidade aos turistas fará com que cada pessoa que visite Caxias, possa conhecer de forma profunda o quanto a cidade é importante, pois é berço de belezas naturais, poetas, mas também é rica em patrimônio material e imaterial, além de dança, arte, música dentre outras, Caxias tem muito a oferecer ao Estado no campo do turismo.

O projeto pretende proporcionar aos monitores: Conhecimentos básicos sobre o papel do monitor de turismo; oferecer subsídios sobre a história local, enfatizando os principais pontos turísticos da cidade; conservação e valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural; além de conscientizar sobre a importância da preservação dos recurso e do equilíbrio ambiental.

“Hoje inicia um processo de capacitação com os monitores de turismo de Caxias. É uma equipe que vai atuar nos principais pontos históricos da cidade, pontos turísticos. E eles vão guiar as visitas tanto de turistas, quanto de pessoas da cidade. Eles vão aprender como lidar com os visitantes e conhecer um pouco da história da cidade”, frisa Akma Viana, técnico da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Ao todo serão seis momentos de capacitação. A proposta é que até 1º de agosto o Projeto Caxias Turística comece a ser implementado na cidade.

“É muito importante esse projeto, porque hoje a cidade recebe muitos turistas, e a maioria dos caxienses não conhecem a história da cidade. Esse projeto é importante porque vai ter alguém para ensinar um pouco da história da cidade”, lembra Madson Milhomem, estudante.

“Para mim é oportuno porque nós pegamos um pouco de conhecimento sobre patrimônio histórico. Caxias tem um rico patrimônio, que precisa ser preservado”, frisa Carlos Daniel, estudante de Arquitetura.