A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico definiu durante reunião nessa quarta-feira (16), a realização da Semana Municipal do Artesanato de Caxias. A ideia é que o evento coincida com as comemorações da emancipação política de Caxias, que é celebrada oficialmente 5 de julho.

“Nós estivemos reunidos com os nossos artesãos de Caxias, afim de construirmos juntos uma Semana Municipal do Artesanato Caxiense. Vamos enviar para a Câmara Municipal a ideia de criação da Semana Municipal do Artesanato Caxiense, e, nos escolhemos de 5 a 9 de julho, a realização desse evento, para que possamos dizer ao povo de Caxias, a importância da preservação da nossa cultura”, frisa Léo Barata, secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“O secretário vem com a proposta de unificarmos os artesãos de Caxias. E, como a Secretaria das Mulheres vem desenvolvendo muitas ações com as mulheres artesães de Caxias, nós vamos unir forças para fortalecer. O artesão precisa vender todos os dias, e, a proposta de criar uma semana de referência veio para fortalecer esse momento que Caxias está vivendo”, lembra Francyanne Barradas, gestora de projetos da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

Na ocasião os artesãos decidiram inserir no Calendário Cultural do Município a Semana Municipal de Artesanato, além da categoria buscar se organizar em associação. Atualmente os artesãos trabalham forma individualizada, mas a proposta é que todos se organizem em associação que os represente diante das instituições vigentes na sociedade.

“A ideia é que eles formem uma Comissão Provisória, fundar na nossa cidade a Associação dos Artesãos, para que que eles se tornem mais fortes. É de total preocupação do prefeito Fábio Gentil, a valorização da nossa cultura. Com o Restaurante Popular, é a hora da Associação fortalecida reivindicar os seus lugares naquele ambiente, dando espaço ao artesanato genuinamente caxiense”, afirma Léo Barata, secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“É muito importante a realização de uma feira vai ser bom porque a gente vai poder vencer os nossos produtos a muitas pessoas. É muito melhor que ficar em casa tentando vencer. Uma pessoa só não faz nada, e, em um grupo a gente faz muita coisa”, lembra Antônia Barros, artesã.

“A importância é que vamos poder divulgar os nossos produtos para que as pessoas possam comprar. A feira vai trazer pessoas para comprar, para ver”, afirma Gilmara Andrade, artesã.

“É uma ideia excelente, vai alavancar o conhecimento. Caxias é rica em artistas e muita gente não conhece. Com esse calendário, todo mundo vai ficar sabendo, que existe um período de realização da feira. É uma ideia magnífica”, afirma Alzira França, artesã.

A Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico também foi colocada à disposição para ser uma intermediadora das demandados dos artesãos de Caxias junto ao executivo municipal.

Palavras chaves: ,