Uma reunião marcou a criação da Comissão que vai tratar do Projeto Caxias Mais 2022. O encontro foi no Centro de Cultura, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, com secretários municipais, coordenadores, diretores e assessores, de difrentes secretarias municipais, quer colocar em prática um grande projeto que ao longo de 2 anos, vai executar ações engrandecimento da identidade do povo de Caxias, valorizando sua literatura, sua cultura e patrimônio histórico cultural material e imaterial e todas as linguagens da cultura caxiense, por meio da celebração do Projeto ‘Caxias Mais 200’ que vai homenagear os 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e os 200 anos do aniversário de Gonçalves Dias.

“Hoje nós reunimos os presidentes das instituições culturais da nossa cidade, junto com nossos secretarios, para apresentar o Projeto Caxias Mais 200. Daqui a dois anos, nós comemoraremos os 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil, mas também os 200 anos do poeta Gonçalves Dias. Então, é uma data que vai ficar marcada para Caxias e para o Brasil. Nós precisamos nos planejar e nesses dois anos estamos planejando ações para que essa realização seja feita com grande êxito. Então, o Prefeito Fábio Gentil vai aproveitar e fazer o Programa Caxias Mais 200”, afirma Léo Batata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Eu vejo que a Secretaria de Cultura está levantando uma dimensão da nossa cultura, que é o Patrimônio Histórico. Falar de patrimônio em uma cidade como a nossa, histórica , cheia de histórias para contar e escritores, eu maravilhoso. Quero parabenizar a todos, por transformarem esses 200 anos em serviço”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Estiveram presentes à reunião representes das secretarias municipais de: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Secretaria Adjunta de Urbanismo; Secretaria Adjunta de Planejamento; Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC-UEMA); Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão (ASLEAMA); Academia Caxiense de Letras (ACL), dentre outras, que vão ampliar as discussões para que a cidade de Caxias, possa ganhar ainda mais em simbolismo e valorização das suas próprias riquezas, que vão do humano às manifestações culturais.

“Esses 200 anos vão ser comemorados em um intervalo de uma semana: nosso poeta Gonçalves Dias e a Adesão de Caxias à Independência do Brasil. Então, vai ser uma festa que ficará marcado na história de nossa cidade. Por isso, nós temos que planejar, fazer com quer os caxienses abracem essa ideia, porque a festa é justamente para eles“, frisa Ezíquio Barros, escritor.

“Caxias é berço de inumeros vultos, homens e mulheres ainda vivos, criando e produzindo. Toda essa festa simbolizando através de Gonçalves Dias, através da própria Adesão, como soberana das nossas ações admistrativas, tudo isso caracteriza um remetimento à história de Caxias através do conhecimento”, afirma Wibson Carvalho, coordenador de Patrimônio Histórico.

“Caxias precisa lidar melhor com o seu patrimônio histórico, conhecer para valorizar. Esse momento para pensarmos os acontecimentos da Adesão e 200 anos de Gonçalves Dias, precisamos entender a importância da cidade. Caxias não é uma cidade qualquer, Caxias tem origens histórica. E, de um simbolismo muito grande, e, isso precisa ser lembrado”, afirma Jordânia Pessoa, diretora do CESC-UEMA.

Palavras chaves: ,