A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias é referência de atendimentos clínicos de urgências no município. Atualmente, a unidade conta com dois médicos clínicos a disposição da população que procurar atendimento, um médico intensivista de plantão 24h, além do serviço de odontologia, que voltou a funcionar na unidade após um período suspenso devido a pandemia.

O diretor administrativo da UPA Caxias, Sansão Pinheiro, explicou sobre os tipos de atendimentos que são realizados na unidade. “Como nós focamos na parte clínica, em função da pandemia, houve essa divisão: o paciente cirúrgico, por exemplo, vítima de trauma, fratura exposta, arma de fogo, arma branca, eles são direcionados, e até orientados a procurar o Complexo Hospitalar Gentil Filho, haja vista que lá tem esse profissional já de prontidão, durante o período de 24h. Eventualmente, quando algum paciente chega aqui, trazido por algum familiar inadvertidamente, a gente recebe esse paciente também e estabiliza, no caso na fratura. O médico solicita o exame inicial, que é o Raio X, imobilizamos e tentamos amenizar a dor do paciente, logo após encaminhamos ele ao Complexo Hospitalar, onde tem o ortopedista”, frisou.

O diretor administrativo também falou sobre o funcionamento da Sala Vermelha da unidade. “Esse setor está preparadíssimo para atender esses casos de extrema urgência. Aqui conseguimos intubar um paciente, estabilizamos e damos condições para após o atendimento emergencial recebido na Sala Vermelha, ele possa ir para outro hospital de referência, dá continuidade ao tratamento médico”, finalizou Sansão Pinheiro.