Nessa terça-feira (15), o secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Martins e o coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Rubenilson Luna, estiveram reunidos com representantes da Secretaria de Saúde do Estado, em uma visita técnica para tratar do apoio e monitoramento das ações da saúde da criança e do adolescente no município.

“Hoje, nós estamos recebendo a Secretaria de Saúde do Estado, e o departamento da mulher e da criança, estamos recebendo essa visita justamente para ver nosso monitoramento em relação a esse indicador, que chamamos de mortalidade materno infantil. Eles querem saber quais são as ações que o município está fazendo para evitar esses dois indicadores ruins, estamos aqui provando como a gente vem trabalhando, mostrando como é feito a questão do teste do pezinho, o pré-natal, os partos na Maternidade Carmosina Coutinho, e os atendimentos no CEAMI, estamos indo muito bem nessa avaliação. Então, é importante a gente receber eles, assim podemos nos avaliar para ver no que a gente precisa melhorar, e oferecer a população uma assistência de saúde cada vez melhor e com mais qualidade”, frisou.

Ana Maria da Costa, representante da Secretaria de Saúde do Estado, destacou a importância da reunião com o a gestão municipal de saúde para trazer melhorias e dar apoio ao município em ações relacionadas à saúde da criança e adolescente. “Esses monitoramentos são muito importantes, porque estamos lidando com a mortalidade infantil. Estamos aqui para apoiar o município em algumas ações e estratégias, para que eles possam fazer algo para melhorar esses índices de mortalidade infantil e também em relação à gravidez na adolescência”, disse.

O Secretario Municipal de Saúde, Carlos Alberto Martins, ressaltou a importância da parceria entre o governo do estado com a gestão municipal de saúde. “Foi uma visita técnica bastante interessante, onde a gente visualiza grande parceria com o governo do estado, o governo federal e o Ministério da Saúde. Estaremos reforçando os cuidados para esse público alvo muito importante, inclusive crianças pré-maturas, portadoras de cardiopatias, displasias pulmonares, dentre outras enfermidades graves”, explicou.

Caxias nos últimos anos tem sido destaque nacional no enfrentamento à mortalidade infantil, reduzindo a números importantes, e tornando o município objeto de estudo de vários estados. A ideia da gestão municipal é continuar mantendo índices de mortalidade controlados, mesmo durante a pandemia. A Planificação da Atenção Primária é uma das formas utilizadas na atualidade para manter os índices dentro dos parâmetros desejados.