Ensaios seguem a todo vapor no Centro de Cultura Acadêmico José Sarney. No salão Nobre do Centro de Cultura, local onde irão acontecer as lives do “São João Que a Gente Quer em Casa 2021”, a Junina Zé da Roça, uma das melhores juninas do Maranhão, se prepara para uma grande apresentação.

“Nós estamos tomando todas as precauções, e vamos participar desse São João de forma resumida. Atualmente, nós temos o melhor casal de noivos do Estado, a quadrilha surgiu em 2013, nos tornamos a 4ª melhor quadrilha do Estado”, afirma Fernando Saraiva, presidente da Junina Zé da Roça.

São oito anos de trabalho que serão apresentados, mas de forma resumida por conta da pandemia, somente 5 dos mais de 33 pares irão participar da live.

“Eu já sou quadrilheira há três anos. Dançar na quadrilha é um trabalho de muito esforço, mesmo assim a gente consegue mostrar o nosso empenho, e levar a nossa cultura para outros lugares. É um trabalho que é nosso, nós levamos por meio da dança a cultura passada por nossos avós”, frisa Maierlly Oliveira, Rainha da Zé da Roça.

A Junina Zé da Roça é uma das diversas manifestações culturais que irão passar pelo São João Que a Gente Quer em Casa, que acontece de 24 a 30 de junho, no Salão Nobre do Centro de Cultura das 18h às 22h, com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da prefeitura contemplando diversas categorias: DJs (colecionador de vinil), cantor solo, cantor e músico, trio de pé de serra, apresentador teatral, grupos culturais, esquema musical, bumba-meu-boi e bandas. Ao todo, 167 atrações foram contempladas.

“Os grupos já estão ensaiando. Nós, já convocamos os músicos e fazedores de cultura de Caxias para assinarem seus contratos para as lives, que irão acontecer no Centro de Cultura. Ao todo são 167 contratos que irão contemplar mais de 800 pessoas. O evento acontece de 24 a 30 de junho”, afirma Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.