A Unidade Escola Municipal Santos Dumont, realizou na última sexta-feira (18), o dia ‘D’ da Busca Ativa Escolar, uma iniciativa da SEMECT, juntos às escolas rede pública municipal de educação. Na referida unidade de ensino, foi realizado um momento de conscientização comunitária, com intuito de fomentar essa parceria entre a escola e pais ou responsáveis durante o período de aulas remotas, orientando a cada um deles, sobre os cuidados que se deve ter diante da Pandemia.

O Busca Ativa Escolar, que tem como lema – ‘Fora da escola não pode’, é de grande importância, pois requer que os alunos voltem a frequentar as aulas mesmo que remotamente, ou seja, virtual acessando plataformas Google Meet, WhatsApp ou PEGE, ou ainda, receber as atividades na escola para serem feitas em casa em períodos estipulados por cada escola, e, depois entregues aos professores para que estas sejam analisadas e corrigidas em seguida explicando aos alunos como conseguir ter maior aproveitamento das informações repassada pelo corpo docente.

Dalvanice Carvalho, gestora da UEM Santos Dumont, falou sobre a importância da mobilização. “O nosso objetivo é de conscientizar a comunidade da importância da educação em tempos de Pandemia, mesmo que a escola esteja funcionando em outro formato, pois com essa Pandemia, a educação foi uma das mais prejudicadas, mas nós estamos em busca de cada criança para que essa não abandone ou se desmotive de aprender, pois lugar de aluno é na escola”, frisa a gestora.

Os pais e mães de alunos gostaram muito da mobilização. Dona Maria José, mãe de aluno, foi uma das que defendeu a iniciativa, que vai em busca dos estudantes para mantê-los na escola. “Eu venho aqui dizer que é muito importante esse momento, e, peço que os pais não deixe de pegar o material escolar para os alunos estudarem. Eu tenho três filhos estudando, e, gostei muito de saber que a escola de meu filho está fazendo essa conscientização. É um momento muito difícil que todos temos que colaborar”, lembra Maria José.

A mobilização, teve a participação de Delcy Silva, Coordenadora Operacional do Programa Busca Ativa Escolar, “Fora da Escola Não Pode”, e, aproveitou para ressaltar. “O Dia “D” do Programa Busca Ativa Escolar” é uma importante ação de iniciativa da SEMECT, que visa junto às escolas conter a evasão escolar na rede pública municipal. Para assim garantir o direito à educação de todos os alunos como solicita a gestora educacional, Profa. Ana Célia Damasceno”, destacou Delcy Silva.

Palavras chaves: ,