No mês de reflexão sobre o cuidado com os idosos, considerando que no último dia 15 de junho, foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, afim de difundir que os idosos devem ser diariamente respeitados e cuidados por suas famílias.

A data foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (Inpea). A ideia é que nesse dia o mundo inteiro manifeste sua oposição a abusos e sofrimentos infligidos às pessoas mais velhas.

Em Caxias, a data foi celebrada, mas o trabalhado continua. Na manhã dessa quarta-feira (23), foi realizada mais uma palestra abordando o tema: ‘A responsabilidade da família com a pessoa idosa’, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através do Centro de Convivência de Idoso do bairro Ponte (CCI). Na oportunidade foram discutidas questões significativas a respeito da campanha de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, com o objetivo de sensibilizar a população para coibir qualquer tipo de violência.

Durante o ciclo de conversa, foram feitas orientações aos serviços, tipos de violência, direitos e canais de denúncias. A palestra foi ministrada por Ravena Alencar, Assistente Social do (CREAS). Também estiveram presentes, Núbia Abreu, Supervisora do equipamento; Libbya Cantanhede, Coordenadora dos CCI’s e Andressa Borges, Auxiliar de Coordenação dos CCI’s.

PORQUE É IMPORTANTE DENUNCIAR!
No Brasil, o número de denúncias de violência e de maus tratos idosos cresceu 59% durante a pandemia do novo coronavírus. Entre março e junho de 2020, foram 25.533 denúncias. No mesmo período de 2019, foram 16.039. No Maranhão foram registrados 385 casos de violência contra idosos em 2019, já em 2020, esse número cresce para 537 casos, considerando de março a junho de cada ano.

No final de 2020, nos números consolidados pelas denúncias que chegam pelo Disk 100 do Governo Federal, indicam que, com o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, o número observado em 2019 aumentou 53%, passando para 77,18 mil denúncias. No primeiro semestre de 2021, o Disque 100 já registra mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso, no Brasil.

Palavras chaves: , ,