Dando seguimento a descentralização do processo de imunização contra a Covid-19, a gestão municipal iniciou um cronograma de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias. A ação recebeu o nome de “Arrastão da Vacinação”, sendo realizada por dia, em três UBSs do município, em diferentes bairros.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, explicou sobre a estratégia criada para o “Arrastão de Vacinação”. “A iniciativa visa alcançar as pessoas que não estão conseguindo ir aos três postos de vacinação que nós temos (Caxias Shopping, SESI/SENAI e o Ginásio de Esportes João Castelo). Observamos que têm pessoas em bairros distantes, que as vezes por algum motivo ou outro, não conseguem se deslocar. Então, a ideia foi essa, levar a vacina até a UBS do seu bairro. O trabalho é feito assim, os agentes comunitários fazem a visita, procuram saber quem da área não tomou a vacina, e recrutam essas pessoas, marcam dia e horário certo naquela UBS”, ressaltou.

Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, falou sobre a organização da vacinação nas UBSs. “Fizemos uma programação junto com as equipes de saúde da família, teoricamente cada grupo de 3 ou 4 UBSs em um dia fazem um mutirão de vacinação. Antes do dia da vacinação, eles fazem o aviso no território, chamando a população para o dia ‘D’ na UBS. É importante frisar que a vacinação também pode ser realizada em escolas, centros comunitários e outros pontos dentro da comunidade, desde que tenha uma estrutura prévia mínima”, frisou.

A enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde da Cohab, Aline Rosane, falou sobre a procura do público para tomar o imunizante contra a Covid-19. “Está sendo feito um Arrastão da Vacinação, cada Unidade Básica de Saúde está sendo responsável por um dia de vacinação. Hoje o público que mais nos procurou foi a população em geral acima de 35 anos. Nós estamos atendendo todos os grupos prioritários”, disse.

A aposentada, Maria de Fátima, que já tinha tomado a primeira dose da vacina, aproveitou o cronograma de vacinação nas UBSs e levou o filho que tem deficiência permanente para se imunizar contra a Covid-19. “Eu achei bom, graças a Deus. Tenho certeza de que essa vacina vai nos livrar de muitas coisas, pois estou vendo tanta gente indo embora e que não dá nem um adeus para a gente, é por isso que eu trouxe meu filho”, finalizou.