Nessa quarta-feira (23), a secretária municipal de Educação de Caxias, Profª MSc. Ana Célia Damasceno, visitou no Povoado Brejinho, e no 1º Distrito, o Centro de Educação Infantil do Brejinho, juntamente com a equipe de professores e coordenadores da SEMECT, para discutirem sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola, além de encontrar formas para evitar a evasão escolar.

As visitas são realizadas constantemente pela SEMECT, para avaliar as ações desenvolvidas em cada unidade de ensino, a fim de desenvolver estratégias de melhorias no ensino, mesmo em tempo de pandemia.

O CEI Brejinho realiza diversos trabalhos nesse momento de pandemia, como a realização de aulas on-line e de forma remota. Patrícia Araújo, mãe de aluno que foi receber as atividades para o filho, destacou a importância da manutenção da criança na escola. “A escola é muito presente nas atividades e, junto aos pais, eu acho o trabalho realizado aqui na CEI muito bom. Mas, o que falta mesmo é a volta das aulas presencias, assim que tudo voltar ao normal, pois a escola faz o possível, no entanto o presencial é melhor”, diz a mãe.

A professora Adriana Brito, foi quem recepcionou Patrícia Araújo, e lembrou dos desafios empreendido com as aulas remotas. “Estamos conseguindo evoluir cada dia mais, temos um trabalho constante de ensino. Aqui eu faço uma acolhida como se fosse na sala de aula, e nas aulas remotas eu repasso as atividades a serem feitas, para que os alunos participem no dia a dia”, lembra a professora.

Uma reunião com professores da unidade de ensino, serviu para alinhar os trabalhos. “A reunião foi muito proveitosa, pois nos fez entender todas as necessidades da SEMECT, mas como estamos trabalhando em consonância com a secretaria, o que nos alegra é que a secretária Ana Célia Damasceno, esclareceu várias dúvidas nossas, e nos incentivou como educadores e deu apoio as nossas ações”, lembra a professora Claudiana Fonseca.

“A reunião foi muito boa, pois a secretária veio aqui para nos dar um norte, e melhorarmos as nossas demandas educacionais, através de muitas ideias e nos proporcionar formas de otimizarmos o ensinamento, além de ter sido muito participativa e gentil para conosco”, frisa Rejane Coelho, gestora do CEI Brejinho.

“Nós estamos fazendo essas visitas de forma constante nas escolas dos povoados. E, da mesma forma que estamos fazendo nas escolas da sede, desde o primeiro dia de pandemia, a secretaria nunca parou, pois tivemos que realizar novas estratégias de ensino para que nenhum aluno e nenhuma de nossas escolas deixassem de atender as demandas educacionais, esse é nosso objetivo, conseguir ensinar mesmo em tempo de pandemia”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias (MA).