O lançamento do Programa Maranhão sem Queimadas, ocorreu na manhã dessa sexta-feira (25), em Caxias. O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, com o auxilio do Corpo de Bombeiros e Batalhão de Polícia Ambiental. A ação conjunta visa diminuir os focos de queimadas ilegais no Maranhão.

“Desde quando assumimos esta coordenação temos tomado às providências cabíveis, sob orientação do chefe do executivo, com a Operação Corta Fogo. E, com certeza, realizamos um trabalho que tem resultado em frutos positivos. E, nós agradecemos a todos os municípios aqui presentes para esta grande batalha que é a preservação do Meio Ambiente”, afirma Capitão Malheiros, secretário adjunto de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“É uma forma de estarmos levando, conscientização, orientação às pessoas. E, principalmente às instituições que estão preocupadas com a questão da preservação do Meio Ambiente. O que a gente quer é parabenizar pelo lançamento do Programa em Caxias. E, dizer mais uma vez que o Corpo de Bombeiros está irmanado para contribuir para amenizar todos esses danos”, afirma Major Mauro, comandante do 5º BBM.

Durante a palestra, foram esclarecidas formas alternativas, preventivas e de conscientização para a implementação na agricultura, equipamentos e técnicas do Corpo de Bombeiros para a prevenção das queimadas e incêndios florestais. As ações estão sendo disseminadas em todos os municípios da região dos cocais. Aliás, representates dos municípios da região leste também estiveram presentes. As ações do programa já foram realizadas em Balsas e Barra do Corda, mas outros municípios também vão receber os trabalhos preventivos.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ao lado do vice-prefeito, Paulo Marinho Jr, e, alguns secretários municipais, participaram da solenidade. O gestor municipal colocou o município à disposição do Governo do Estado, para que o trabalho seja desenvolvido com êxito.

“Quero parabenizar todos os municípios vizinhos para que possamos lutar no combate às queimadas irregulares e focos de incêndio. Nós implementamos a Operação Corta Fogo, equipamos à secretaria para que a gente pudesse reduzir os índices no que diz respeito aos focos de incêndio. As vezes joga-se a responsabilidade aos órgãos públicos, mas todos têm sua responsabilidade, e, somente juntos vamos conseguir valorizar o Meio Ambiente. Nenhuma atitude surtirar efeito, se não houve a parceria de todos da sociedade e municipios”, afirma Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Os incêndios em todo o estado, ao longo dos anos têm apresentado queda a cada ano. Dados registrados oficialmente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, destacam que em 2015, foram registrados 28.436 focos de incêndios; em 2017, 25.576 focos; em 2018, foram registrados 13.892 focos; em 2019, 18.521 focos; e, em 2020, foram 16.817. Embora os números sejam otimistas, o trabalho deve ser intensificado.

“As queimadas são práticas realizadas principalmente para o manejo de área, limpeza, visando a realização de atividades agropastorís ou florestais, para a realização do plantio de culturas; já o incêndio é o fogo sobre qualquer vegetação, onde o fogo tiver fora de controle. Eles podem ser originados por ações espontâneas por meio de raios, ou ações humanas, ações incendiárias. Os indices de queimadas aqui em Caxias são altos em alguns momentos do ano, então esta é uma ação estratégica”, afirma Scarlet Vieira, supervisora de combate e controle ao desmatamento e queimadas.

Palavras chaves: ,