Nesta sexta-feira (25) teve início a vacinação contra covid-19 de pessoas a partir de 29 anos em Caxias, além do seguimento dos demais grupos prioritários a partir de 18 anos. A imunização está sendo realizada nos três pontos de vacinação do município (Ginásio de Esporte João Castelo, SESI/SENAI e Caxias Shopping Center), e nas Unidades Básicas de Saúde com o cronograma do “Arrastão da Vacinação”.

Carlos Alberto Martins, Secretário Municipal de Saúde, esteve presente nos pontos de vacinação e destacou o avanço da imunização no município. “Está bastante célere o processo de vacinação, agora com a redução da idade para 29 anos, coloca Caxias em uma posição de vanguarda em relação a vacinação no Maranhão e no Brasil, isso pra nós é um motivo de muita satisfação. Nós temos a plena convicção que estamos sendo um dos municípios mais focados na questão da imunização. Para que nós possamos perceber, até a pouco tempo, todo nosso trabalho estava muito focado na questão de endurecer as medidas sanitárias para poder dar tempo de o sistema hospitalar atender o contingente de pessoas. Agora a gente mantém essa recomendação e avança de forma muito contundente na questão da vacinação, criando assim mais um componente de alívio a taxa de infecção” disse.

O enfermeiro responsável pela vacinação no Caxias Shopping Center, Paulo Rodrigues, falou sobre a grande procura do público pelo imunizante contra covid-19. “Aumentou mais a procura por conta da faixa etária que reduziu, e, vai aumentar ainda mais porque o pessoal realmente quer se imunizar. Mais, com fé em Deus iremos cessar essa pandemia”, frisou.

Gerhard Berg, de 29 anos, que tomou a primeira dose da vacina contra Covid-19, falou sobre a expectativa para este momento. “A expectativa é grande, porque essa doença pegou todo mundo de surpresa. Graças a Deus e a ciência, e aqui no Brasil o SUS, nós conseguimos criar uma vacina eficiente em tão pouco tempo para nos imunizar. Que bom que nossa cidade, e, no estado como um todo, nós estamos bem avançados em relação a isso. Jovens de 18, de 30 anos, já estão se imunizando e isso é muito importante. A expectativa é que realmente todo mundo consiga logo se imunizar“, disse.

Eu estou achando que está sendo bem rápido, antes demorou um pouco na faixa dos 50 e 55 anos, mas agora, graças a Deus, já está bem rápido, agilizado a vacinação e espero que todo mundo se vacine logo”, ressaltou Gislane Carvalho, de 32 anos.

Emanuela Ribeiro, de 33 anos, falou sobre a rapidez do processo de vacinação no município. “Estava com a expectativa alta, porque o medo é grande. A gente tem que voltar ao normal, tem que prosseguir com a vida, e, saber que eles diminuíram tantos anos assim em um curto período de tempo, a gente acorda feliz”, finalizou.

Palavras chaves: ,