A 2ª noite do São João Que A Gente Quer Em Casa nessa sexta-feira (25), promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, apresentou a diversidade da cultura. A abertura foi com a Banda Art Music. “Desde já queremos agradecer a Prefeitura Municipal de Caxias, em nome do Prefeito Fábio Gentil e da Secretaria de Cultura, em nome de Léo Barata”, disse o vocalista.

Milhares de internautas de Caxias, de todo o Brasil e algumas partes do mundo, acompanharam a força da cultura caxiense. Os componentes do grupo Guerreiros do Quilombo fizeram uma apresentação reforçando as tradições da cultura afro para um instrutor Pelezinho, espaço dedicado a eles foi de fundamental aproveitamento. “A gente tem essa força mais de 30 anos, é o primeiro grupo da cidade Caxias de capoeira que resiste até hoje, temos trabalhos sociais em vários pontos da cidade que tira crianças da rua e oferecem a elas uma atividade digna de formação cidadão”, disse.

Passaram pela live as seguintes apresentações teatrais foram; A Capoeira Guerreiros do Quilombo; o cantor caxiense Ivan Mariano, que cantou os grandes sucessos do momento; quadrilha Amor Junino, fazendo a valorização da cultura tão festejada no período; Geisa Oliveira, mostrou sua versatilidade ao interpretar sucessos atuais; Cacuriá da Dona Roxinha, também reafirmou a cultura; Galeguim G1, também foi uma das atrações da noite; Reisado Encanto da Terra, outra manifestação cultural que valoriza os produtores da cidade Caxias; Aryele Rodrigues e Banda, esbanjou toda simpatia e encantou o público; O Bumba Meu Boi Canário Verde também se apresentou na live do São João Que a Gente Quer em Casa, inclusive cantou uma toada, que demonstra um momento de superação do dono do Boi Benedito Silva, o “Sibite”, que venceu a covid-19; Forrozão os Tropicais, que com seu forró agitado levou muita animação, sendo que  só não subiu a poeira, porque o piso não permitiu, mas o forrozão raiz esteve presente; GF e Banda Estilizada, fecharam a noite.

O Bumba Meu Boi Canário Verde, antes da apresentação fez uma singela homenagem às vítimas da pandemia, o grupo em respeito fez um minuto de silêncio.

“Primeiro quero pedir respeitosamente um minuto de silêncio para todos os brincantes de Bumba Meu Boi que já se foram, que Deus já chamou e que está no segundo degrau. Quero pedir também um minuto de silêncio para todos os patriotas que perderam as suas vidas para a covid-19. Sintam-se todos abraçados e representados”, disse Benedito da Silva (Sibite), presidente do Boi Canário Verde.

“Vivemos em uma situação delicada, mas por outro lado é uma honra participar do São João de Caxias, mesmo que de forma totalmente diferente do que a de costume”, disse Rejane Silva brincante.

“É com muita alegria que recebemos os nossos fazedores de cultura. Você que está em casa, quero falar da importância de você assistir a live e compartilhar com as demais pessoas. Todas as pessoas inscritas no edital participaram das ações da Secretaria de Cultura. Por isso, quero agradecer ao Prefeito Fábio Gentil”, disse Léo Barata, secretário municipal de cultura, esporte, turismo, juventude e Patrimônio Histórico.

A Programação segue respeitando todos os protocolos sanitários, com atrações apenas do município de Caxias. A Prefeitura está prestigiando as seguintes categorias: DJs (colecionador de vinil), cantor solo, cantor e músico, trio de pé de serra, apresentador teatral, grupos culturais, esquema musical, bumba-meu-boi e bandas, estão sendo contempladas.

O secretário adjunto de Cultura de Caxias, Maciel Mourão falou que as expectativas estão sendo alcançadas e que é apenas o começo. “Está superando as nossas expectativas. Estamos observando que o público está curtindo, está interagindo mandando mensagens, e as visualizações só têm aumentado nas plataformas da prefeitura, a cada músico e atração cultural é uma forma de valorizar os artistas da terra”, disse Maciel Mourão, secretário adjunto de Cultura.

O secretário de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Leonardo Barata reforçou que as ações que fortalecem as tradições e a cultura de Caxias, não ficarão restrita apenas ao São João. “Em julho uma atividade especial irá contemplar os amantes entusiastas da Princesa do Sertão, temos uma ação que vai impactar os amantes da cidade dos poetas com o concurso para escolher as sete maravilhas de Caxias. Fortaleço o empenho da Prefeitura de Caxias para contemplar todos os artistas locais, fazendo com que todas as pessoas inscritas no edital participasse das ações da Secretaria de Cultura, seja elas aqui na live, no Mirante ou no Mercado Central”, reforçou o secretário.

As transmissões do São João Que A Gente Quer Em Casa, começam a partir das 18h. Confira a programação deste sábado (26): Banda Nossa Terra; Quadrilha Tamarineiro do Cangaço; Forrozão ‘W Som’; Quadrilha Flor do Sertão; Edson Sampaio; Dança do Lili; Banda Lampião; Junina Beija Flor dos Cocais; Forrozão M5; Bumba Meio Boi Encanto de Caxias; Coringa ‘O Diferenciado’; Jeferson Costa e Banda.