O Projeto ‘Música Para Quem Cuida’ também se fez presente no Hospital Infantil Drº João Viana. Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), o objetivo é levar a música como meio de prestigiar os profissionais de saúde da cidade de Caxias e também confortar as crianças enfermas, pais e mães ou responsáveis que acompanham nesse momento em que se encontram no hospital com alguma debilidade temporária.

A pandemia da covid-19, obrigou os profissionais que trabalham nos postos de saúde, hospitais a intensificarem suas rotinas, sendo que muitos também são acometidos por estresse diante do contexto enfrentado, e a música chega como conforto e alívio a estes profissionais. As músicas são executadas pela Banda Marcial Euterpe Carimã, e tem cumprido o objetivo de acalentar e confortar os corações de todos que tiveram a oportunidade de apreciar.

O repertório escolhido contempla músicas religiosas, gospel e sacras. O pastor Josué Oliveira, que é um colaborador do projeto, ressaltou a importância dessa abordagem. “É importante levar a palavra através da música e também nos momentos de orações, que nos é proporcionado nos instantes destinados a propagação da palavra. Temos a certeza que a mensagem tem o retorno para todos que ouvem e isso que faz a diferença”, frisa o pastor.

Outro parceiro constante é o cantor Victor Cantanhende, profissional caxiense que é muito conhecido no meio artístico da música. Ele destacou a satisfação de participar do projeto. “Eu vejo que o projeto é de muita sensibilidade e grandiosidade. A professora Ana Célia Damasceno, foi muito feliz na implantação dessa propagação da mensagem a esses profissionais através da música e da palavra bíblica, pois todos ficam com o coração mais leve”, disse o cantor.

A receptividade dos profissionais da saúde no Hospital Infantil Drº João Viana foi notória. “Estamos honrados por receber esse projeto promovido pela Secretaria de Educação. É de fato um acalento, que nos deixa imensamente agradecidos”, disse a enfermeira, Jordana França.

Já enfermeira, Janaína Marcelino, destacou a emoção e a alegria desse momento. “É uma honra, pois o que a Secretaria de Educação tem proporcionado aos pacientes e profissionais de saúde, é algo inexplicável. Ficamos emocionados, pois as músicas são lindas”, lembra a enfermeira.

Um dos públicos principais são as crianças. A paciente Lara Beatriz, de 7 anos de idade, foi uma das que assistiu a apresentação. “Gostei muito! É muito bom e tocaram até músicas de crianças. É tudo muito lindo, adorei, obrigada”.

O maestro Neto Carvalho destacou a receptividade contínua das pessoas. “Esse é um projeto que tem o objetivo de acalmar e deixar as pessoas menos ansiosas. A Profª Ana Célia Damasceno, foi muito feliz na realização do projeto levando música e oração a quem precisa”, lembrou o Maestro.

O diretor geral do Hospital Infantil Dr. João Viana, lembrou sobre o projeto e a felicidade da unidade ter sido lembrada. “A lembrança é algo importante para nós que estamos na linha de frente nesse momento. E esse projeto promovido pela Secretaria de Educação, enobrece o coração de todos”, afirmou o diretor, Daniel Neto.

A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Celia Damasceno, falou sobre as apresentações. “Pela terceira vez estamos realizando o ‘Projeto Música Para Quem Cuida’. Nós agradecemos aos profissionais da banda, aos maestros, aos participantes e aos garotos e garotas que são nossos alunos. Tudo isso para agradecer e parabenizar os profissionais de saúde e acalmar o coração de todos”.