A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou uma reunião virtual nessa quinta-feira (24), para o lançamento do Programa Brasil na Escola no município de Caxias. O encontro contou com a participação de gestores e coordenadores escolares da rede municipal de ensino, a secretária de Educação de Caxias, Ana Célia Damasceno esteve presente participando efetivamente da reunião.

O Programa Brasil na Escola, visa fortalecer as bases para uma agenda de inovações sobre a atual organização do Ensino Fundamental nos anos finais, bem como apoiar a execução das metas dois e sete do Plano Nacional de Educação (PNE), sobre tudo para os anos finais do Ensino Fundamental, como esclareceu uma das coordenadoras responsáveis pelo Programa na Semect, Ana Maria Lima.

“Ao aderir ao Programa Brasil na Escola, Caxias ganha força e terá como objetivo induzir, fomentar estratégias e inovações para assegurar a permanência as aprendizagens, e a progressão escolar com equidade na idade adequada de estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental”, frisa Ana Maria Lima, coordenadora.

Para Delcy Silva, coordenadora do Programa Brasil na Escola na Semect, esclareceu quais escolas participarão. “Nesse primeiro momento, vinte e cinco (25), escolas foram contempladas por se encaixarem no perfil adequado para receber o programa. A iniciativa é organizada em três eixos: Apoio Técnico e Financeiro às Escolas; Valorização de Boas Práticas, visando à melhoria das aprendizagens com igualdade; Inovação, com foco no apoio as ações inovadoras. Para assim, melhorarmos o ensino através de modelos pedagógicos de referência”, frisa.

A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, destacou a importância da melhoria no ensino cada vez mais. “Nós da Semect, aderimos a mais um programa que tende a melhorar o ensino na rede municipal, principalmente por conta do momento de pandemia que estamos vivendo. O programa experimental tem a finalidade de combater de frente os problemas causados pela pandemia e as dificuldades que as escolas e os alunos desse nível de ensino estão enfrentando, como: a evasão escolar, distorção de idade e série, propondo uma aprendizagem satisfatória, com mais equidade nos anos finais do Ensino Fundamental II”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.