O Ecoponto, entregue recentemente pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, que inaugurou o espaço em parceria com empresas privadas, sendo o primeiro Ecoponto municipal, já começa a dar resultados positivos para o meio ambiente. Apenas na primeira remessa de resíduos sólidos recicláveis do, foram recolhidos 2.254,7 kg, esse número atualmente já é bem maior.

No local é possível fazer a divisão de todo material destinado. Para se ter uma ideia, dos 2.254,7 kg, recolhidos: 1.746, 95 Kg de papel; 28,9 Kg de vidro; 169,8 Kg de plástico; 75 Kg de metal; e, 244,05 Kg de eletrônico.

Em parceria com o Rotary Clube, o trabalho de recolhimento de resíduos também foi realizado. Foram recolhidos produtos retirados de miudezas como fontes de alimentação, fios, telefones, gabinetes vazios, drive de DVD, aparelhos de DVD, gabinetes com placas, impressoras, modens e calculadoras. Ao todo foram 5.330 Kg de material.

O Ecoponto é um contentor de grande dimensão que serve para fazer a coleta seletiva de resíduos. A estrutura foi construída no pátio da Secretaria de Meio Ambiente no bairro Volta Redonda, por trás do Terminal Rodoviário Nachor Carvalho. Por enquanto, o local está recolhendo materiais destinados por empresas. Mas, com a criação da Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Caxias, todo o material recolhido pelo Ecoponto, também vai gerar renda para os associados, que trabalham no lixão controlado de Caxias (MA).

“Nós temos uma parceria com a Associação dos Catadores que receberam prensa, esteira, e, esse material vai facilitar a segregação, separação por categoria de lixo, e, o nosso Ecoponto vai entrar como parceiro. Nós já fazemos essa segregação, então só vai ser levado para eles, para que facilite o trabalho de coleta. Então, o município dá mais um passo para ajudar às famílias, e, isso vai gerar renda. Eles vão comercializar, e, isso vai retornar em recurso”, frisa.

Palavras chaves: ,