A vacinação contra covid-19 em Caxias avançou mais uma etapa nesta terça-feira (29), com a ampliação da faixa etária do público geral para 25 anos, o município segue acelerando o processo de imunização da população. Além de continuar vacinando os demais grupos prioritários, como o grupo de pessoas com doenças crônicas (comorbidades), a partir dos 18 anos.

A imunização está acontecendo em três pontos de vacinação: Ginásio de Esporte João Castelo, SESI/SENAI e Caxias Shopping Center. Para ser vacinado (a) é necessário apresentar CPF ou Cartão do SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Além de tomar a vacina, escutando música do período junino dos artistas que fazem parte do São João Quer a Gente Quer, as pessoas também podem ajudar outras pessoas e doar 1kg de alimento não perecível, nos locais de vacinação, para a campanha “Vacina Caxias + Solidariedade”. Toda arrecadação será destinada para as famílias em situação de vulnerabilidade social do município. Lembrando que a doação não é obrigatória e não interfere no direito de se vacinar.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, explicou sobre o processo de vacinação no município. “A gente tem a satisfação de poder cada vez mais abaixar o público para ser vacinado. Hoje são pessoas com 25 anos ou mais. É um avanço muito grande em nossa vacinação, aqui em Caxias. Para isso, nós estamos utilizando as vacinas que estamos recebendo, por estarmos cumprindo as metas de vacinarmos de acordo com o que é preconizado, a gente tem recebidos mais vacinas. Essa semana recebemos vacinas da Pfizer novamente, a nova vacina da Janssen, que só é uma dose, e, estamos vacinando esse público com essas vacinas. Deixando para segunda dose a vacina da Astrazeneca, que é uma vacina que já tinha vindo e estava guardada justamente para atender as pessoas que estão no período de segunda dose”, disse.

A coordenadora também destacou que a vacinação em Caxias é exclusiva para pessoas residentes no município. “É importante trazer o documento pessoal, carteira de identidade com foto, se tiver cartão do SUS é bom que traga, mas não é indispensável. Indispensável mesmo é o CPF, a carteira de identidade e principalmente, o comprovante de residência. A gente destaca isso porque a vacina veio para pessoas que residem em Caxias. Então, fazemos um apelo para pessoas que não são residentes aqui, que aguardem que a vacina também vai chegar na sua cidade. Essa exigência da gente, é porque se aplicarmos a nossa vacina nas pessoas de outros municípios, vai faltar para os nossos munícipes”, explicou Verônica Aragão.

Cleiton Lima, que tomou a vacina da Jassen, contra covid-19, falou sobre a alegria de poder se imunizar. “É a vida, quando você se imuniza você se sente mais protegido, muitas pessoas já morreram que não tiveram essa oportunidade. Hoje eu estou alegre demais, estou tendo essa oportunidade, e, ainda que é dose única, eu estou muito alegre. Peço que todos que ainda não se vacinaram, que estão com medo, venha, é só uma furadinha, venha se imunizar”, frisou.

Lidiane Barros falou sobre a satisfação de poder se vacinar. “Era um momento muito aguardado, que todos nós esperávamos, que é uma vacina que vai estar nos protegendo desse coronavírus. Agradeço demais pela oportunidade, e, faço um apelo para que todas as pessoas, que ainda não tomou, que já está na sua faixa etária, que venha tomar porque é um meio da gente estar se prevenindo, tanto a gente quanto a família e os amigos da gente”, disse.

“Todo os dias eu perguntava a minha Agente de Saúde se já chegou a minha vez, ainda tenho uma filha que é especial, e, também pergunto se já chegou a vez dela. Eu incentivo a minha família a tomar”, disse Sueli Francisca sobre a expectativa para se vacinar contra covid-19.

“Estou muito feliz, graças a Deus. Me sentindo muito protegido”, falou George Coelho.

A gestão municipal já aplicou 85.574 doses, das 107.681 recebidas pelo município. Das doses aplicadas, 61.870 foram aplicas para primeira dose, e 17.704 foram aplicadas para segunda dose.

Palavras chaves: , ,