Foi um ano atípico, que exigiu atitudes diferentes, a gestão municipal resolveu contemplar todos os inscritos no São João Que a Gente Quer em Casa, por isso foi um sucesso. Ao todo, foram 164 atrações contempladas, incluindo os fazedores de cultura da “Princesa do Sertão” que se apresentaram durante os sete dias de festa.

A 7ª e última noite foi mais um banho de cultura, e demonstração de como a cultura caxiense é eclética, a exemplo da Banda Pago Black, que apresentou as músicas do período junino em forma de pagode.

A Quadrilha Saca Tampa, faz um trabalho social e resgata os jovens para a cultura. “Eu digo aos produtores culturais de Caxias. É muito prazeroso poder trazer os jovens para dançar no São João de Caxias”, afirma Chico Forrozeiro, da Quadrilha Saca Tampa.

“A gente ensaiou bastante, e foi como imaginamos. Gostamos muito de estar aqui com vocês”, afirma Anderson, coreógrafo da Quadrilha Saca Tampa.

Os Garotos do Forró, mostraram que o forró tem espaço em todos os palcos; Xaxado Cangaço Carcará, também valorizou a cultura sertaneja; Cauê Carvalho e Banda, levaram ao palco, o romantismo em tempo junino; já o Forró do Peteleco, manteve o estilo do forró intenso; Quadrilha Estrela Junina, do bairro Ponte, também mostrou a firmação da quadrilha caipira, após passar por alguns arraiás da cidade.

“Foi incrível a nossa participação, que mesmo no momento de pandemia,  ainda deu para curtir e sentir a energia das pessoas, mesmo que todos estejam distante”, afirma Cauê Carvalho, cantor.

“Nós estamos felizes, dançamos na Volta Redonda, no Mirante, tivemos o nosso arraial e estamos aqui”, frisa Eliane Cristina, quadrilha Estrela Junina do Bairro Ponte.

“Foi muito emocionante para nós que fazemos parte da Junina Zé da Roça, poder apresentar aqui o nosso Xaxado”, Jéssica Rocha, brincante.

“O Xaxado tem um histórico do Nordeste, surgiu em 1920, como uma dança de guerra. E, que logo após foi disseminada pelo grupo de Lampião. É um dos segmentos que a Associação Cultural Zé da Roça resolveu trabalhar. Além do Xaxado, temos a Junina e o Projeto desportivo Caldeirões Basquete”, frisa Fernando Saraiva, produtor cultural.

A Junina Sai de Baixo, com seus 23 anos de valorização da cultura, também mostrou o quanto a Quadrilha Estilizada faz sucesso na cidade, mostrando uma apresentação brilhante, digna de uma quadrilha premiada em todo Estado. Forró Tornado, apostou no forró raiz em sua apresentação; Nei Lima também se apresentou e mostrou um grande show; O Bumba Meu Boi Brilho da Princesa, garantiu o reforço de uma das culturas, que fazem o Maranhão ser conhecido em todo o país; Skema 10 e Karol Bezerra, fecharam a noite com o melhor do forró, da sofrência, muita animação e deixando saudades.

“São 23 anos de muita cultura e tradição. A alegria é muito grande em colocar os meninos e meninas para brincarem. Apesar da pandemia, estamos trazendo um pouco de felicidade para eles, e, só temos a agradecer a todo apoio dado pelo Prefeito Fábio Gentil”, afirma José Wellington, diretor da Junina Sai de Baixo.

“Muito obrigado a Prefeitura de Caxias e a Secretaria de Cultura, que estão dando essa força a todos os músicos. E, que no próximo ano no Parque da cidade a gente possa nos ver, com muita alegria, e vendo essa galera com as mãos pra cima podendo levar o nome da nossa cidade de Caxias para o Brasil e para o mundo”, frisa Nei Lima, cantor.

“Eu achei muito interessante a Prefeitura abraçar todos os artistas, porque se fosse no sorteio vinha uns e outros não, todos estão de parabéns”, disse Badyo, vocalista da Banda Skema 10.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte Turismo e juventude, iniciou o São João Que a Gente Quer em Casa 2021 no último dia 24 de junho e seguiu até esta quarta-feira (30), ou seja, foram sete noites de muito compartilhamento da cultura das quadrilhas caipiras e estilizadas, bumba-meu-boi, xaxado, forró, reggae, teatro, dentre outras manifestações artístico culturais, com uma média de 5 horas de transmissão ao vivo, onde a Prefeitura de Caxias, destinou toda a sua equipe de comunicação para tornar público o esforço de valorização da cultura caxiense para o Maranhão, para o Brasil e para o Mundo. Foram aproximadamente 35 horas de transmissão ao vivo, com interação e muita alegria. Nas redes sociais o público respondeu.

“Parabéns a Prefeitura de Caxias pelo projeto, por não ter deixado esquecido esta época tão linda, que é o São João”, disse Samara Abreu, pelo YouTube.

“​Tá muito legal, estou assistindo por um tablete e por um celular”, disse Cauê pelo, YouTube.

“Parabéns a Prefeitura de Caxias, por dar oportunidade a todos os grupos culturais apresentar seus maravilhosos trabalhos em 2021”, frisou Nethu Shollys pelo YouTube.

O desejo é para que em 2022, com o avanço da vacinação e a imunização de todos os caxienses, o São João Que a Gente Quer esteja em todos os bairros, e em arraiás tradicionais, como também na Vila Junina no Parque da Cidade com todos os caxienses reunidos e festejando a alegria de viver e compartilhar a cultura.

“Durante os sete dias nós recebemos diversas linguagens culturais, que deram tudo de si para que a cultura pudesse acontecer. De forma diferente, porque foi em forma de live, mas nós tivemos aqui para receber todos os nossos produtores. Foram 164 grupos, nós colocamos em vários pontos da cidade, a exemplo do Mercado, Mirante e Praças. Muito obrigado a todos os fazedores de cultura”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Nós valorizamos todas as classes. O município de Caxias tem dado exemplo de que dá pra fazer, mesmo em tempo de pandemia. Ano passado, nós tivemos que escolher quem iria se apresentar, mas este ano, nós abraçamos todos os artistas. Quero aqui agradecer a todos que participaram do nosso São João, e, que em 2022 possamos estar fazendo o maior São João do Maranhão”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.