Na última sexta-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma Nota de Esclarecimento, na qual informa que o município não administrou doses de vacina contra a Covid-19 com o prazo de validade vencido, pois segue rigorosamente todos os protocolos exigidos para a conservação e administração dos imunobiológicos. A nota foi emitida devido a necessidade de esclarecimento, após um veículo de comunicação de abrangência nacional divulgar uma reportagem em que informava que o Governo Federal teria distribuído lotes de uma vacina contra a Covid-19 fora do prazo de validade.

Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explicou que as vacinas recebidas pelo município estavam todas dentro do prazo de validade. “A notícia que foi veiculada que um dos lotes, menciona Caxias como tendo administrado 29 doses dessa vacina, após o prazo de validade foi verificada. Recebemos no dia 26 de janeiro, um lote com 2.040 doses da AstraZeneca e nos frascos a validade seria até o dia 14 de abril. Então, fomos verificar as nossas notas de entrega, nessa época que era logo no início da campanha, 26 de janeiro, estávamos ainda no segundo lote de vacina. Então, nem tínhamos por que está guardando essas vacina, pois a procura era muito grande e a oferta era pouca”, disse.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica também explicou que na época da aplicação desse lote de vacina o público era restrito. “Os profissionais de saúde e alguns idosos foram contemplados com a vacina AstraZeneca, mas era um público restrito por que haviam poucas vacinas. Verificamos no nosso estoque, e a última vez que os frascos dessa vacina foram entregues foi no dia 5 de março, dessa forma, constatamos que de forma alguma nenhuma pessoa tomou vacina com o prazo de validade vencido, pois em março nosso estoque já havia acabado”, frisou.

Verônica Aragão tranquilizou as pessoas que tomaram a vacina no início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. “Então, quero tranquilizar a população que tomou a vacina AstraZeneca no início da campanha, de janeiro a abril. Ninguém tomou vacina fora de prazo de validade. Nunca recebemos nenhuma vacina com validade vencida, porque a equipe sempre têm o cuidado de estar verificando todos os lotes, afinal, a responsabilidade é muito grande”, ressaltou.

A vacinação segue sendo realizada normalmente em Caxias. Segundo o último Boletim Epidemiológico, emitido nesta sexta-feira (2), a gestão municipal já aplicou 93.915 doses das vacinas que chegaram ao município, das 107.681 recebidas.