Foi aberta na manhã desta segunda-feira (5), e segue até o dia 9 de julho, a 1ª Semana Municipal do Artesanato Caxiense. O evento é promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, em parceria com a Associação dos Artesãos do município de Caxias.

“Hoje no aniversário da cidade, lançamos a 1ª Semana do Artesanto Caxiense. Esta é a primeira de muitas vezes que vamos realizar este evento, no prédio do Centro de Cultura. Venham conhecer as riquezas do artesanato de Caxias”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Nós fizemos uma reestruração na Secretaria, e passamos a ofertar vários cursos on-line que ajudaram muito nossas artesãs, no que diz respeito ao empreendedorismo. Nossa missão é aperfeiçoar cada vez mais o artesanato de Caxias”, afirma Márcia Marinho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

“A nossa gestão também está voltada para o artesanto. No Restaurante Popular também teremos espaço para o artesanato. Imagine mais de mil pessoas todos os dias vendo o artesanto de Caxias. Que possamos valorizar o artesanato da nossa cidade, vindo a este belíssimo evento comprar as peças que estão sendo expostas”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

O local da exposição é o Centro de Cultura, no Centro de Caxias, que mostra a riqueza e a diversidade do artesanato caxiense, através dos mais variados produtos expostos, como: redes artesanais, conservas, chapéus, caixas para presentes, jarros, arranjos, tapetes, jogos americanos, bijouterias, arte impressa, quadros em pirogravuras, toalhas e roupas em crochê.

“Essa parceria com a Cultura teve o propósito de divulgar o artesanto. Hoje temos 22 artesãs que foram capacitadas pela Secretaria da Mulher. Nosso propósito também é vender e prestigiar as atrações culturais da cidade, então venham compartilhar esse momento com elas”, frisa Francyanne Barradas, gestora de projetos da SMPM.

“Nós temos peças feitas com coco babaçú, colar com sementes de olho de boi, porta chaves. Então, venham conferir os nossos produtos. Estaremos no Centro de Cultura até o dia 9 de julho”, disse Aparecida Saron, artesã.

“Eu trabalho com sabonete artesanal. Temos uma variedade. Nós aguardamos vocês aqui”, disse Antônia Barros, artesã.

“Eu uso a técnica de pirografia, onde nós mostramos através da arte os pontos turísticos da cidade. É uma oportunidade que temos para apresentar o nosso trabalho para os caxienses”, afirma Pedro Arcanjo, artesão.

O horário de funcionamento da 1ª Semana Municipal do Artesanato Caxiense, será das 8h às 12h e das 17h às 21h. Durante a exposição, acontecem também apresentações culturais de cantores e artistas que foram contemplados no edital do São João Que a Gente Quer em Casa.