A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, celebrou nesta segunda-feira (05), os 185 anos de emancipação política, ou seja, o aniversário da cidade. Em frente a Prefeitura Municipal, ao som da Banda Lira Municipal e na presença das principais forças de segurança do município, foi realizada a solenidade de hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal. Estiveram presentes, o prefeito de Caxias Fábio Gentil, o vice-Paulinho, vereadores, secretários municipais, assessores e representantes da sociedade civil, em um ato com poucas pessoas, para evitar aglomerações.

“Vamos parabenizar não apenas o prefeito de Caxias por estar resgatando esta data, comemorando os 185 anos de emancipação política de Caxias. Que continue assim, e, a gente continue resgatando e mostrando respeito que todos nós temos por esta cidade. Agradeço por está fazendo parte dessa linda homenagem. Que hoje seja um dia de festa à nossa “Princesa do Sertão”, afirma Teódulo Aragão, presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA).

“Quem não tem memória, não tem vida. Hoje celebramos o verdadeiro aniversário da cidade, uma data especial, que precisa ser valorizada, para que nós caxienses possamos dizer de onde viemos, o que estamos fazendo aqui, e, com isso, que possamos ser pessoas cada vez melhores, pensando no futuro da nossa cidade”, afirma Paulo Marinho Júnior, vice-prefeito de Caxias (MA).

“São 185 anos de emancipação política, rica em cultura e no seu patrimônio histórico. E, o resgate dessa data, é de suma importância para o município. Caxias deixava de ser vila para ser cidade, é uma grande alegria poder celebrar esta data”, afirma Léo Barata.

Durante a solenidade, o Prefeito Fábio Gentil, destacou que Caxias tem sim o que comemorar. São muitas obras com recursos próprios que já foram e estão sendo executadas, mas também outras em parceria com o governo do Estado.

“Nesses 185 anos, nós aproveitamos para enaltecer e anunciar grandes obras, que vão ter em Caxias, como: asfalto, calçamento, construção do centro de convivência infantil, obras em pareria com o governo do Estado, além da entrega do Nosso Shopping e Restaurante Popular. A maior mensagem é a de otimismo, e, o maior obstáculo estamos vencendo, e, vencendo isso, nós temos que reorganizar a cidade. Mas a nossa gestão está preparada para isso, e, com a parceria do legislativo nós vamos oferecer mais saúde e qualidade de vida para o nosso povo. Hoje é um sentimento de alegria e dever cumprido, momento de felicidade”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

A data lembra o dia em que Caxias é elevada à categoria de cidade, 13 anos depois de aderir à Independência do Brasil, em 5 de julho de 1836. Caxias se transformou em cidade por força de uma lei provincial, mas desde 1811, já demonstrava grande progresso comercial, educacional, político e administrativo. Estes foram alguns dos motivos que levaram à emancipação política.

A Lei Provincial nº 24 assinada pelo presidente da província, Senador Antônio Pedro Costa Ferreira, tornou Caxias uma cidade na data de 5 de julho de 1836, data a partir da qual, tem essa denominação. Tempos depois, em 1858 o chefe superior da Igreja Católica na paróquia de São Benedito denominou a cidade de Caxias, com o título de ‘Princesa do Sertão Maranhense’.

Palavras chaves: