Aberta nesta segunda-feira (5), a 1ª Semana Municipal do Artesanato Caxiense, tem sido procurada por vários visitantes e por caxienses no Centro de Cultura. Promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, em parceria com a Associação dos Artesãos do município de Caxias, o momento é de vendas, mas também de consagração entre os artesãos caxienses.

“Vai ser uma semana de muito artesanato, pois temos uma variedade de peças produzidas pelo povo de Caxias. Pela primeira vez estamos realizando a Semana Municipal do Artesanato, no Centro de Cultura”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Com horário estendido de funcionamento, no salão nobre do Centro de Cultura, das 8h às 12h e das 17h às 21h, enquanto os artesãos vendem durante a exposição, acontecem também apresentações culturais de cantores e artistas selecionados no edital da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Eu trouxe várias peças feitas com o bagaço da cana. Você que ainda não veio, venha ao Centro de Cultura. Nós vamos está aqui até o dia 9 de julho, vendendo os nossos produtos”, afirma Orlene Rocha, artesã.

“Nós precisamos reforçar essa relação entre o turismo e o artesanato, um não vive sem o outro. Venham até aqui, tragam seus filhos para conhecer”, frisa Luciana Bezerra, empresária.

No local, é possível encontrar uma variedade em peças tanto para uso pessoal, quanto para decoração, tais como: redes artesanais, conservas, chapéus, caixas para presentes, jarros, arranjos, tapetes, jogos americanos, licores, bijuterias, arte impressa, quadros em pirogravuras, toalhas e roupas em crochê, dentre outros produtos.

“Eu trabalho com licores e doces artesanais, temos de menta, jenipapo, maracujá, caju, banana, abacaxi, dentre outros”, disse Edinan, artesão.

“Eu trouxe muitas peças: bonecas, lápis, peso de porta, arte em cabaça. Nós fazemos o convite a você que está em casa, que venha ao Centro de Cultura. Tem música ao vivo e muito artesanato”, afirma Conceição, artesã.

“Eu trouxe crochê. Temos vários modelos e variedades. E você que está em casa, venha conhecer o nosso trabalho”, frisa Teresa de Abreu, artesã.