A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, segue com a formação dos profissionais que serão monitores de turismo, e que vão atuar no “Projeto Caxias Turística”. O trabalho está sendo desenvolvido no auditório do Memorial da Balaiada. O projeto visa oferecer visitas guiadas aos turistas, em um primeiro momento às igrejas históricas de Caxias, e posteriormente a outros pontos da cidade.

“Temos que ter uma visão de vanguarda e a ideia de instituirmos na cidade de Caxias os guias turísticos só engrandece a nossa cidade. Nós teremos os nossos guias distribuídos em alguns pontos históricos da nossa cidade: Igreja Catedral, Matriz, São Benedito, além de outros lugares. O lançamento oficial do Projeto será no dia 1º de agosto, dia da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e dia do lançamento do “Projeto Caxias mais 200”, afirma Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O projeto iniciou com 12 integrantes, que estão conhecendo a história por meio de livros, mas também estão fazendo visitas guiadas ao Centro Histórico, para que eles experimentem na prática, o desenvolvimento do trabalho.

A proposta quer qualificar ainda mais a apresentação das riquezas do patrimônio histórico de Caxias, e tantas outras riquezas da “Princesa do Sertão” são belezas naturais, poesia, literatura, patrimônio material e imaterial, além de dança, arte, música dentre outras, que Caxias tem a oferecer ao Estado do Maranhão, ao Brasil e ao mundo.

O projeto pretende proporcionar aos monitores: Conhecimentos básicos sobre o papel do monitor de turismo; oferecer subsídios sobre a história local, enfatizando os principais pontos turísticos da cidade; conservação e valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural; além de conscientizar sobre a importância da preservação dos recurso e do equilíbrio ambiental. Ao todo, serão seis momentos de capacitação. A proposta é que até 1º de agosto o Projeto Caxias Turística comece a ser implementado na cidade.

“O Projeto Caxias Turística está executando a formação dos Guias Turísticos. Mas, o projeto será lançado no dia 1º de agosto. A princípio eles vão ficar em igrejas históricas da cidade, e, no Memorial da Balaiada”, destaca Akma Viana, técnico da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Palavras chaves: