A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, sedia em Caxias (MA), o Fórum Popular da Cultura, que acontecerá no Centro de Cultura, reunindo representantes de todas as linguagens da cultura caxiense.

A abertura está prevista para às 19h do dia 12 de julho, no dia 13, haverá a eleição do Conselho Municipal da Cultura, que vigorará por dois anos. Antes da realização do Fórum, será realizada uma reunião de alinhamento de ações com todos os artistas e produtores culturais.

“No dia 09 de julho às 19hs, vamos realizar uma reunião com todos os integrantes de grupos culturais, para darmos um esclarecimento sobre a eleição do Conselho, informando quem pode votar e participar. Esta reunião será realizada através do App Google Meet”, afirma Wilson Ghillard, Comissão Organizadora do Fórum Popular da Cultura.

“Eu integro a comissão como sociedade civil. É importante a participação de todos os artistas, porque o Conselho vai falar sobre a classe artística de Caxias. Então, é importante a presença de todos os artistas de Caxias”, frisa Rita Luz, Comissão de Organização.

O Conselho Municipal da Cultura é composto por integrantes do governo e da sociedade civil. “Nós estamos participando como sociedade civil, e representamos o movimento quilombola. O Conselho tem um foco principal, que é fazer conhecidas as necessidades de cada segmento”, afirma Claudiana Silva, Comissão Organizadora.

“O Conselho é muito importante para que a Secretaria possa entender as necessidades da classe artística, e dos produtores culturais. Por isso, é muito importante a participação das pessoas”, lembra Leonardo Lima, Comissão Organizadora.

“O Conselho é composto por 20 cadeiras paritárias, sendo 10 do poder público e 10 da sociedade civil. Hoje, toda a classe artística já está sabendo, e o nosso objetivo é fazer com que todos participem. O Conselho de Cultura envolve todas as linguagens culturais de Caxias”, afirma Wilson Ghillard, Comissão Organizadora do Fórum Popular da Cultura.

O Fórum, também vai contar com a participação da Presidente do Conselho Estadual de Cultura.

“O Fórum de Cultura terá a participação da Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Elaine Dutra, que estará em Caxias para conduzir este Fórum, que contará também com a participação de duas pessoas por segmento cultural, fazedores de cultura e instituições culturais da cidade de Caxias (MA). Nós vamos ouvir os produtores culturais e implementar um plano de cultura. A partir daí, nós vamos para a eleição do Conselho de Cultura que estava desativado”, afirma Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.