A equipe que trata do projeto “Caxias Mais 200”, realizou a 2ª reunião para tratar sobre a definição das comissões que serão norteadoras das ações da gestão municipal durante os próximos dois anos,  quando a cidade celebra 200 anos de Adesão de Caxias à Independência do Brasil e também os 200 anos do aniversário do poeta caxiense, Antônio Gonçalves Dias. A proposta é marcar esses dois momentos com uma grande entrega de bens culturais e turísticos para a cidade.

“Estamos em um segundo momento de reunião da comissão do projeto Caxias Mais 200, onde estão sendo ouvidos os membros e outros convidados a fim de que este projeto possa ser um grande evento para a cidade. Até lá outros momentos serão lembrados”, frisa Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

“Esse projeto visa celebrar todas essas datas importantes para a nossa cidade. É um projeto que deve ter um planejamento bem feito. Essa comissão tem o propósito de pensar em ações que possam parabenizar a nossa terra, que é tão importante histórica e culturalmente”, afirma Akma Viana, técnico da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O projeto “Caxias Mais 200” é uma realização da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, em parceria com as demais secretarias municipais, além de instituições que trabalham a valorização da identidade caxiense em suas múltiplas manifestações.

Durante a reunião foram criados dois grupos: G1 – Patrimônio Histórico Material (PHM) e o G2 – Patrimônio Histórico Imaterial (PHI). Dentro do G1 estão: Arquitetura, Urbanismo, Documentos. No G2 estão: Literatura, Cultura, História e Memória. Também foram definidos os integrantes de cada comissão.

“A comissão é importante porque vamos reunir toda a área técnica sobre a arquitetura, o urbanismo, a história, a memória, a cultura em geral. E, nós vamos trabalhar em conjunto com a sociedade. A cidade e a memória pertencem aos caxienses. Então, diversas políticas de preservação e conservação da memória de Caxias devem ser implementadas. Por isso que esta comissão é importante para que possamos formar uma conscientização junto aos caxienses”, afirma Ezíquio Neto, escritor e integrante da ACL.

O projeto Caxias Mais 200, representa o encontro de Caxias consigo mesma, por meio da valorização da literatura, dos bens materiais e imateriais, envolvendo as várias linguagens da cultura caxiense. Ao longo dos próximos dois anos, a gestão municipal vai entregando à cidade as realizações. A festa que será realizada em comemoração aos 200 anos do aniversário do poeta Gonçalves Dias e Adesão de Caxias à Independência do Brasil é para que a população aprecie grande parte das conquistas.

“O projeto ele é ousado, prever a repaginação de espaços públicos, e na verdade o nosso ponto principal é revermos o Centro Histórico. É uma cidade que tem muita história”, afirma Joseneyde Ferreira, presidente do Instituto Carvalho Júnior.

“A ideia que mais me agrada é dar esse toque da memória dinâmica, o público em interação com os representantes da cultura. Provocar o sentimento de pertencimento. É um incentivo a mais a conscientização, é você amar a terra e dizer porque você ama”, frisa Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória e Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Dentre os órgãos e instituições que participam do trabalho que será executado nos próximos dois anos, estão: Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Secretaria Municipal de Infraestrutura, por meio da Secretaria Adjunta de Urbanismo; Secretaria Adjunta de Planejamento, Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC-UEMA); Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão (ASLEAMA); Academia Caxiense de Letras (ACL), dentre outras, que vão ampliar as discussões para que a cidade de Caxias possa ganhar ainda mais em simbolismo e valorização das suas próprias riquezas.

“A comunidade deve saber as suas potencialidades, no saber, fazer e sentir, ou seja, sentimento de pertencimento. Essa cidade pertence a todos, é isso que está nascendo com base no sentimento do gestor principal que é o prefeito Fábio Gentil”, afirma Wibson Carvalho, coordenador de Patrimônio Histórico.

“Estamos nos preparando para o lançamento do Programa Caxias Mais 200 para toda a cidade e antes desse lançamento estamos formando as comissões e as subcomissões. Será feito um levantamento para que possamos transformar em proposta para levar ao poder executivo, pensando na organização da cidade nos próximos dois anos, que é um projeto grande de vanguarda o aniversário dos 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e 200 anos do aniversário de Gonçalves Dias”, afirma Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Palavras chaves: