Na última segunda-feira (5), por meio do Decreto Municipal nº 271, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, nomeou a nova secretária municipal de Saúde, Mônica Cristina Melo Santos Gomes, que ocupava até então o cargo de coordenadora de Planejamento da Secretaria de Saúde.

Mônica Cristina Melo possui mais de 20 anos de trabalho na rede municipal de saúde de Caxias (MA). Professora efetiva da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) nos cursos de Enfermagem e Medicina, a secretária também possui diversas especializações: Especialista em Serviço de Saúde, Auditoria de Serviço em Saúde, Gestão em Saúde, Saúde Materno-Infantil, Tecnologia de Informação em Saúde, MBA em Gestão em Saúde, dentre outras. Na atual gestão, Mônica Gomes já assumiu interinamente a Secretaria Municipal de Saúde.

A nova secretária de Saúde, Mônica Cristina Melo, fala sobre o desafio diante da nova função dentro da gestão municipal. “Na condição de coordenadora de Planejamento, nós já desenvolvemos várias atividades inerentes a gestão, juntamente com o secretário em exercício. Agora, irei dá continuidade a este serviço, aceitando a missão dada pelo prefeito Fábio Gentil”, disse.

Monica Cristina Melo enfatizou o prosseguimento ao trabalho realizado em relação ao combate à Covid-19 no município. “Nós vamos continuar intensificando todas as forças no enfrentamento a Covid-19. A pandemia ainda assola o país, nós ainda temos muitos óbitos no Estado. Graças a Deus, em Caxias, nós tivemos uma redução significativa, tanto do número de casos novos, quanto de óbitos, isso é um avanço, até um desempenho mais satisfatório do que muitos outros locais que têm a mesma quantidade de habitantes. Com a intensificação da vacinação, nós temos hoje aproximadamente 100 mil doses aplicadas no município de Caxias, e isto é muito confortável para a gestão, porque visualizamos a redução do número de novos casos de internação hospitalares e principalmente a redução de óbitos, graças ao aumento da cobertura vacinal”, ressaltou.

A secretária também frisou os demais trabalhos que serão realizados, melhorando ainda mais a Rede de Atenção Psicossocial. “Na Rede de Atenção Psicossocial nós estamos tentando intensificar os serviços, aperfeiçoando os processos de trabalho e melhorando a assistência prestada, pois a pandemia tem notadamente servido como gatilho para esses distúrbios. Nós já conversamos com o coordenador da rede de Atenção Psicossocial e estamos com algumas estratégias que logo estaremos apresentando”, finalizou.