Na manhã desta sexta-feira (9), a secretária de Saúde, Mônica Cristina Melo, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil e a equipe da Secretaria de Saúde do município estiveram em uma recepção de 22 médicos, que estudaram em universidades estrangeiras e irão revalidar o diploma no Brasil, através da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A parceria entre a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), visa qualificar a assistência médica dos participantes do processo.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou a importância desse momento para o município. “É um momento ímpar e histórico para o município de Caxias, por ser a única cidade do estado do Maranhão a ter esse processo de Revalida, então daremos todo o apoio necessário a estes profissionais, permitindo que eles tenham acesso na Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde de Caxias e na Rede Hospitalar de média e alta complexidade, para que possam ter todo o aparato necessário e consequentemente ter a revalidação e posteriormente o CRM”.

Mônica Melo, secretária municipal de Saúde, explicou como os médicos que estão participando do processo de revalidação atuarão no município, ajudando a melhorar ainda mais no atendimento das famílias caxienses. “A UEMA está revalidando a habilitação dos médicos estrangeiros e a responsabilidade do município é justamente acolhê-los da melhor maneira possível, e deixá-los aptos ao exercício da profissão no Brasil. A vinda destes profissionais é motivo de alegria, pois teremos a oportunidade de estar conhecendo a experiência de outros locais, que certamente será enriquecedor para o nosso município”, enfatizou.

A chefe do departamento de Ciências da Saúde, Ana Carla, falou sobre a importância da parceria entre a UEMA e a Prefeitura de Caxias. “Essa parceria com o município sempre foi muito importante para a UEMA. Como eles foram formados em outros países é importante esta vivência, pois é uma exigência do Conselho Federal de Medicina que só aceita o registro, após o MEC validar o diploma desses médicos”, disse.

Profissionais do Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e um da Rússia, estão em busca de conseguir a revalidação dos seus diplomas. “Para nós esta conquista é muito importante, pois precisamos dessa revalidação para exercer nossa profissão no Brasil, e a cidade de Caxias está dando esse suporte. Estamos felizes que essa turma toda irá conseguir a revalidação”, disse João Wellington, médico participante.

Milton Moreira, participante do processo de Revalida, enfatizou a oportunidade de aprender e dar suporte na rede municipal de Saúde. “Vamos dar um suporte e também aprenderemos sobre o SUS, pois o Brasil tem um sistema de saúde único no mundo. É uma via de mão dupla, vamos aprender e também vamos ajudar”, frisou.