CULTURA – Fórum Popular da Cultura começa nesta segunda-feira (12) em Caxias (MA)
Será aberto hoje (12), a partir das 19h, no Centro de Cultura, e segue até terça-feira (13), o Fórum Popular da Cultura. A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, sedia e realiza o evento em Caxias (MA) reunindo todas as linguagens da cultura caxiense.
Durante o evento, haverá a eleição do Conselho Municipal da Cultura, que terá vigência pelos próximos dois anos. O Conselho Municipal da Cultura é composto por integrantes do governo e da sociedade civil.
“O Conselho é composto por 20 cadeiras paritárias, sendo 10 do poder público e 10 da sociedade civil. A classe artística já está sabendo, e o nosso objetivo é fazer com que todos participem. O Conselho de Cultura envolve todas as linguagens culturais de Caxias”, afirma Wilson Ghillard, Comissão Organizadora do Fórum Popular da Cultura.
“É importante a participação de todos os artistas, porque o Conselho vai falar sobre a classe artística de Caxias. Então, é importante a presença de todos os artistas da cidade”, frisa Rita Luz, Comissão de Organização.
“Nós estamos participando como sociedade civil, e representamos o movimento quilombola. O Conselho tem um foco principal, que é fazer conhecidas as necessidades de cada segmento”, afirma Claudiana Silva, Comissão Organizadora.
“O Conselho é muito importante para que a Secretaria possa entender as necessidades da classe artística, e dos produtores culturais. Por isso, é muito importante a participação das pessoas”, lembra Leonardo Lima, Comissão Organizadora.
O Fórum, também vai contar com a participação da Presidente do Conselho Estadual de Cultura.
“O Fórum de Cultura terá a participação da Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Elaine Dutra, que estará em Caxias para conduzir este Fórum, que contará também com a participação de duas pessoas por segmento cultural, fazedores de cultura e instituições culturais da cidade de Caxias (MA). Nós vamos ouvir os produtores culturais e implementar um plano de cultura. A partir daí, nós vamos para a eleição do Conselho de Cultura que estava desativado”, afirma Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.