Uma solenidade de abertura do seminário de capacitação da equipe com 30 policiais, homens e mulheres, que vão atuar na Patrulha Maria da Penha foi realizada no Colégio Militar Tiradentes, no Conjunto Cohab, no bairro Nova Caxias (MA). O ato contou com a presença da Cel. Augusta, coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha e sua equipe de trabalho, Major Ricardo Almeida, Comandante do 2º BPM, Márcia Marinho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres e Elisa Torres, secretária municipal adjunta de Políticas para as Mulheres, além das equipes do CRAM e do Conselho da Mulher de Caxias.

“O trabalho é atender as ocorrências de violência doméstica e prestar assistência as mulheres que têm medidas protetivas. Hoje, trabalhamos em rede e a Patrulha faz parte da rede de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica”, afirma a Cel. Augusta, coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha.

“A violência contra a mulher não atinge só a mulher, ela atinge e destrói toda uma estrutura familiar, que vai ter uma repercussão ruim para a sociedade. Então, o objetivo da Patrulha Maria da Penha é tentar frear essa violência e nossa cidade só tem a ganhar”, afirma Márcia Marinho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Neste primeiro dia de capacitação, foram abordados alguns temas, tais como: Diretrizes da Patrulha Maria da Penha na Polícia Militar do Maranhão, Patrulha Maria da Penha para a Tropa, Atendimento Policial às vítimas de violência doméstica – POP, Atribuições Legais dos órgãos da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e Conversando com a Patrulha Maria da Penha sobre Assédio. O Seminário de Capacitação segue até o dia 15 de julho, pois na sexta-feira (16), acontece o lançamento oficial da Patrulha Maria da Penha, a partir das 9h, na Assembleia de Deus – Templo Central, localizada na Rua Manoel Gonçalves, n° 1131, no bairro Centro. A solenidade obedecerá as normas sanitárias e decretos estaduais quanto a disseminação da Covid-19.

“Essa preparação é essencial para o trabalho do policial militar e para as mulheres vítimas de violência doméstica. Estamos trabalhando sem medir esforços para que as nossas mulheres  tenham um atendimento humanizado e de qualidade”, afirma Capitã Hilda, comandante da Patrulha Maria da Penha do 2º BPM.

“Essa semana vai ser de treinamento. E essa parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres é fundamental. Nossa pasta já trabalha com isso, então a violência doméstica precisa ser enfrentada em Caxias e esse trabalho vai contribuir muito”, destacou Elisa Torres, secretária municipal adjunta de Políticas para as Mulheres.

“A implantação da Patrulha Maria da Penha requer um treinamento como bem já foi colocado aqui, porque nós precisamos compreender o funcionamento. Esse trabalho em rede é fundamental para fazer acontecer um trabalho de qualidade, humanizado e literalmente qualificado”, afirma Jesus Andrade, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A Patrulha Maria da Penha é uma iniciativa do Governo do Estado, que chega a Caxias através da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, com o apoio de vários órgãos de segurança que atuam em parceria com a Prefeitura de Caxias.

Para a Cel. Augusta, coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, as mulheres poderão acionar as ocorrências por meio do número 190 da Polícia Militar. “A ocorrência é atendida pelo 190 da Polícia Militar. A Patrulha vai atender a mulher que já está com a medida protetiva. Essa mulher tem o contato direto da viatura, que fica exclusiva para esse atendimento. A partir do momento que o autor da violência está descumprindo a medida, ela liga e a equipe da Patrulha atende. Temos também as visitas, além do acompanhamento humanizado”.