Em cima da mesa, uma variedade de produtos da agricultura familiar: macaxeira, melancia, maxixe, berinjela, abóbora, pimenta, dentre outros. Estamos no Centro Educacional São Francisco de Assis, que é uma das entidades sociais, cadastrada junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Caxias (MA) que sempre recebe os produtos, que ao chegarem aqui, têm destino certo, vão direto para as residências das famílias mais carentes das comunidades assistidas, como a de dona Maria de Fátima e da jovem Maria Andreane.

“Essa ajuda é muito importante, porque às vezes temos a carne, mas cadê a verdura? Então fazemos uma salada, aí já sai mistura”, disse dona Maria de Fátima, moradora do bairro Seriema, uma das contempladas.

“Eu estudei aqui desde os meus 7 anos, quando eu completei os 18 anos saí, mas continuei participando dos projetos e minha mãe também, quando ela não pode vir eu venho no lugar dela. Essa doação ajuda muito nesse período de pandemia, em que os preços estão elevados”, disse Maria Andreane, jovem moradora do Residencial Eugênio Coutinho.

Atualmente, 31 famílias fazem parte das famílias do Centro Educacional São Francisco que recebem a ajuda em produtos da Agricultura Familiar, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, da Prefeitura de Caxias, e o Centro Educacional São Francisco de Assis.

“A Secretaria de Agricultura envia esses produtos, nós fazemos esse trabalho de visita, de cadastro, e as famílias vêm receber. Tem dias que fazemos reuniões com elas, ensinamos como fazer uma comida melhor, e assim elas terão uma alimentação saudável”, lembra Maria Júlia, coordenadora do Centro Educacional São Francisco de Assis.

Segundo a secretária municipal de Agricultura e Pesca de Caxias (MA), Luciana Soares, a Secretaria atende 32 entidades ligadas às secretarias municipais de Saúde e Educação, além de entidades filantrópicas. Só nesta safra 2020/2021 já foram adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e distribuídos para as entidades mais de 300 toneladas de alimentos.

“O PAA faz doação para 32 entidades, sendo cinco ligadas à Secretaria de saúde e 17 entidades ligadas à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Nós só entregamos para entidades que tem CNPJ, temos 10 entidades filantrópicas, entre elas: AMA, ANLUCC, APAE, Irmãs Franciscanas Missionárias, Diocese de Caxias, Fundação Fé em Deus, Lar da Divina Providência e a Fazenda da Esperança. Hoje, estamos quase finalizando a safra de 2020 e 2021. Nós já compramos mais de 300 toneladas e todas essas toneladas foram doadas, também fazemos outras parcerias com instituições que fazem trabalho voluntário”, afirma Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca de Caxias (MA).