Na manhã desta terça-feira (13), a secretária municipal de Saúde, Mônica Gomes, se reuniu com a diretora administrativa da Maternidade Carmosina Coutinho, Márcia Sousa e os demais funcionários da unidade de saúde, para tratar sobre o planejamento da Planificação Hospitalar, que tem como objetivo a continuidade da redução da mortalidade materno-infantil em Caxias (MA), que hoje é uma das menores do Brasil. A Planificação foi uma das apostas da Prefeitura de Caxias (MA), que na atenção primária e secundária, já produz resultados extraordinários.

Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde, falou sobre o objetivo da Planificação da Atenção Hospitalar. “O município já vinha investindo na redução da mortalidade materno-infantil nos níveis de atenção primária e secundária, e agora nós vamos dar continuidade com a atenção terciária, objetivando os melhores números, os melhores índices, além da melhor assistência para as mulheres e crianças atendidas”, disse.

Márcia Sousa, diretora administrativa da Maternidade Carmosina Coutinho, destacou a importância do apoio da Secretaria de Saúde para a implementação do processo de Planificação Hospitalar. “Nós estamos em fase da implantação da Planificação Hospitalar, e precisamos muito do apoio da Secretaria de Saúde, da Prefeitura Municipal de Caxias, porque estamos montando as estratégias, protocolos e organizando todo o serviço para melhor assistir a população caxiense e da região, pois a Maternidade atende 54 municípios da região”, frisou.

Além do planejamento da Planificação Hospitalar, os funcionários da Maternidade Carmosina Coutinho também deram boas-vindas a nova secretária de Saúde do Município. “Esse é um momento de confraternização, principalmente para dizer para ela e para toda sociedade caxiense, que nós acolhemos de agrado a decisão do prefeito Fábio Gentil. Nós sabemos que a saúde trabalha de forma humanitária e ter uma pessoa altamente humana e comprometida a frente desta pasta, nos dá muitas alegrias”, disse Daniele Nunes, assistente social da Maternidade Carmosina Coutinho.