O Fórum Popular da Cultura foi marcado nessa terça-feira (13), no Centro de Cultura, pela eleição do Conselho Municipal de Cultura, que é composto por integrantes do governo e da sociedade civil, que vão ocupar as 20 cadeiras paritárias, sendo 10 do poder público e 10 da sociedade civil, para um mandato de dois anos.

“Nós teremos parceiros, pessoas que amam a nossa cultura, e que vão somar junto à Secretaria de Cultura para o engrandecimento da nossa cultura, reinvenção das tradições, e para a ajuda e manutenção aos pequenos produtores culturais. Nós queremos o Conselho trabalhando junto com a Secretaria de Cultura, acolhendo as demandas e entendendo como acontecem os processos de todos os produtores, para que a Secretaria, dentro das suas limitações, possa fazer de uma forma desburocratizada, e bater no peito e dizer que temos um sentimento de pertencimento verdadeiro”, destacou Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Parabéns a todos! Se não fossem vocês, a Secretaria não teria feito esse evento. Eu quero deixar um agradecimento forte a toda a comissão e a Presidente do Conselho Estadual de Cultura, que trouxe um palestra que enriqueceu a todos”, disse Wilson Ghillard, membro da Comissão Organizada do Fórum Popular da Cultura.

O evento proporcionou um diálogo entre as diversas linguagens da cultura de Caxias. Promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, o Fórum Popular da Cultura contou com a presença da Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Elaine Dutra, que prestou todas as informações relativas à formação do Conselho Municipal de Cultura.

O Fórum Popular da Cultura foi aberto nessa segunda-feira (12), com apresentações de grupos culturais e cantores, além de uma palestra sobre os caminhos da cultura no Brasil, e qual o papel do Conselho de Cultura, ministrada por Elaine Dutra, Presidente do Conselho Estadual de Cultura e Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura.

“Para nós da capoeira, essa é a primeira vez que a capoeira tem uma cadeira no Conselho Municipal de Cultura. Vamos buscar melhorar o nosso trabalho, e de cada grupo cultural da cidade”, frisa Marisa Nina, Conselheira (Capoeira).

“Esse Conselho vai dar vez e voz a esses artistas que até então estavam no anonimato”, afirma Richter Wenzel, Conselheiro.

“Cada pessoa aqui representa uma linguagem artística e cultural, e teremos a oportunidade de conversar com cada um para entendermos seus anseios e alegrias. Nós queremos fazer mais pela cultura e precisamos de vocês”, disse Maciel Mourão, secretário municipal adjunto de Cultura.

“Eu fiquei muito honrada pelo convite. Eu quero dizer que o Conselho Estadual e o Fórum Nacional dos Conselheiros Estaduais de Cultura estão de portas abertas para vocês. Vamos fortalecer essa parceria em prol da cultura. Muito obrigado”, disse Elaine Dutra, Presidente do Conselho Estadual de Cultura e Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura.