Para evitar altas taxas de abandono da 2ª dose da vacina contra a covid-19, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, da Coordenação da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, iniciou o trabalho de busca ativa em Caxias. Os agentes comunitários de saúde do município irão conscientizar a população sobre a importância de tomar a 2ª dose do imunizante contra a covid-19.

Larissa Maciel, enfermeira da Unidade Básica de Saúde, do bairro Luiza Queiroz, comentou sobre o trabalho dos agentes comunitários de saúde. “Fizemos uma relação de todos aqueles pacientes que tomaram a primeira dose da AstraZeneca e da CoronaVac, de acordo com o aprazamento. Fizemos uma reunião com os agentes de saúde e orientamos eles a fazerem busca ativa desses usuários no domicílio. O agente de saúde vai até as residências, avisar a importância dessa 2ª dose, explicando que não adianta tomar só a primeira. A imunização completa é com as duas doses efetivas. O agente de saúde faz essa busca, e eles vêm até a Unidade Básica de Saúde (UBS)”, disse.

A agente comunitária de Saúde, Aline Borba, explicou como é feita a busca ativa da população. “A gente fala em relação à importância de eles estarem indo até os pontos de vacinação e não atrasar a segunda dose. Muita gente toma a primeira e acaba esquecendo-se de tomar à segunda, às vezes por não se atender a data, ou por esquecer mesmo. Então, a importância do nosso trabalho na busca ativa é de estar vindo conscientizar, de chamar a pessoa, informar, pedir a carteira de vacinação para saber se realmente estar em dia ou se está atrasado, e fazer esse canal para que eles possam estar indo até o ponto de vacinação” frisou.

“Acho muito importante tomar a segunda dose da vacina. Muito bom o esse trabalho que estão fazendo” disse Genesia Nascimento, moradora.