A reunião do Comitê Gestor do Programa Busca Ativa Escolar ocorreu na escola Antônio Rodrigues Bayma. Composto por coordenações, supervisores institucionais e técnicos verificadores, o Comitê discutiu pautas que visam à continuidade das ações, como a Elaboração do Plano de Ação do Busca Escolar para o 2º semestre de 2021, a construção do relatório de ações realizadas no primeiro semestre e a formação continuada sobre a Plataforma Busca Ativa.

O Programa Busca Ativa Escolar, tem por objetivo fazer com que as crianças permaneçam na escola, e se por algum motivo tiver crianças que não estejam frequentando as unidades de ensino, cabe à equipe verificar os motivos, razões e circunstâncias que estão levando a criança a se ausentar do ambiente escolar. Os integrantes do Comitê Gestor representam as coordenações dos setores da Semect, a exemplo da Educação no Campo, representado pela Profª. Cezarina Costa, que falou sobre o encontro.

“O encontro foi muito proveitoso, satisfatório e esclarecedor, pois abordou como devemos proceder para conter a evasão escolar, as escolas do campo precisam de fato desse apoio”, falou Cezarina Costa, coordenadora da Educação no Campo.

Participaram também do encontro, a  Gestão de Currículos e Programas, o Plantão Social, as coordenações da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e EJAI. Na ocasião, a representante do Plantão Social, Vanessa Costa, falou sobre a parceria entre o Programa Busca Ativa Escolar e o Plantão Social.

“Nós do Plantão Social da Semect, trabalhamos em conjunto com os integrantes do Busca Ativa Escolar,  para alinhar as demandas de cunho social, dar assistência  aos alunos e pais,  e apoio à  gestão  escolar em todos os sentidos”, destaca Vanessa Costa.

Socorro Brito, Supervisora Institucional e Gestora de Currículo e Programa da Semect, ressaltou o alinhamento dessas ações com outras coordenações. “A reunião é determinante para decidirmos sobre às  ações  do Comitê  Gestor Escolar, perceber as  problemáticas e resolver. Além disso, observar como está  sendo o andamento das escolas e todas as demandas a serem abordadas e trabalhadas, para assim, conseguirmos produzir ao máximo  ações  que possam agregar nesse momento de pandemia, como forma de contribuir para melhorarmos a educação do município”, frisa Socorro Brito.

“Para essa reunião do Comitê Gestor que envolve o Programa Busca Ativa Escolar, o objetivo foi esclarecer pontos a serem melhor explorados para organizar às  demandas das coordenações, para que todos possam seguir o mesmo rumo, melhorando o alinhamento  pedagógico e educacional, e conseguir o melhor resultado trabalhando em parceria”, disse Delcy Silva, coordenadora responsável pelo Programa Busca Ativa Escolar na Semect.