Estudantes da rede municipal de educação de Caxias (MA) participaram da primeira fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2021). Em Caxias, a gestão municipal tem até o dia 3 de agosto para realizar as provas. A Semect deve enviar para o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) a relação dos estudantes classificados para a segunda etapa do certame, via correio ou por aplicativo, até o dia 11 de agosto. A aplicação das provas teve início no dia 28 de junho. Os testes foram elaborados e fornecidos pelo IMPA.

“A OBMEP tem o objetivo de estimular os alunos na resolução de problemas da matemática. A intenção é despertar a curiosidade de alunos e professores”, afirma Fátima Queiroga , coordenadora da OBMEP em Caxias (SEMECT).

“Além da avaliação de conhecimento, o modelo de provas da OBMEP, fortalece muito o aluno para ser um futuro concurseiro, tendo muito raciocínio lógico e traz uma série de benefícios”, frisa Levinski Dias, professor de Matemática.

A OBMEP acontece em duas fases. A primeira é composta por uma prova de múltipla escolha com 20 questões, e a segunda por uma prova discursiva com seis questões. Os exames são divididos por grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). No dia 9 de setembro, a organização divulgará os classificados para a segunda fase, prevista para acontecer de forma presencial, em 6 de novembro.  Em Caxias, a organização ocorreu de forma tranquila, respeitando as normas sanitárias.

“Todas as escolas do 6º ao 9º ano foram convocadas, mas como estamos nesse momento de pandemia, formamos uma comissão de professores de matemática para que cada um desenvolvesse as atividades de acordo com a realidade da escola. Então, poderia ser on-line ou presencial ao mesmo tempo, respeitando os protocolos”, afirma Fátima Queiroga, coordenadora da OBMEP em Caxias (SEMECT)

Os alunos com melhor colocação vão receber nos três níveis de ensino 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata e 5.175 medalhas de bronze, além de 51.900 menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos estudantes.  Os resultados da segunda fase da 16ª OBMEP serão divulgados em dezembro. A premiação será em 2022.

“Fizemos e organizamos as Olimpíadas. Isso nos ajuda a continuar no ranking nacional, visto que Caxias participa de todas as atividades inerentes a evento. Nós temos excelentes professores e acreditamos nos nossos professores, pois estão fazendo um grande trabalho”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Criada pelo IMPA em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Educação. Além de estimular o estudo da matemática no país, a competição visa identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.