A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Atenção Primária de Saúde e Vigilância em Saúde, visando o melhor atendimento de saúde para a população, oferece o serviço do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família é composto por nove equipes multiprofissional, com psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e educadores físicos, que atuam de forma integrada, e de apoio as equipes da Saúde da Família.

A Coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Fernanda Almeida, explicou sobre o serviço oferecido pela equipe. “O NASF tem o objetivo de ampliar e compartilhar conhecimentos, competências e auxiliar as equipes de Saúde da Família a lidar com problemas clínicos e sanitários. Dessa forma, apresenta-se um cuidado integral ao paciente, com maior competência e resolutividade”, ressaltou.

Brenda Stefani, psicóloga do NASF, falou sobre a sua atuação nas equipes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. “A nossa equipe multiprofissional oferta serviços à comunidade de assistência preventiva, e de cuidados com a saúde, nos quais tem o suporte psicológico, nutricional, da importância da educação física e de demais profissões que também fazem parte. Nosso suporte aqui é fazer um acolhimento e uma primeira avaliação, ver a necessidade se requer uma continuidade do tratamento do setor especializado, que é quando fazemos um encaminhamento ou então quando damos suporte aqui pela UBS, assim elaboramos essa rede de cuidado”, explicou.

A nutricionista do NASF, Jesana Oliveira, destacou a importância do trabalho do NASF para a saúde do município. “Em saber que a gente está contribuindo para a saúde e para estar fazendo com que tenha pouca demanda, tanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), quanto no Complexo Hospitalar Gentil Filho, estar contribuindo com isso é muito bom”, frisou.

Maria de Jesus, moradora do bairro Fazendinha, falou sobre o trabalho do NASF nas Unidades Básicas de Saúde. “Acho muito bom ter aqui, porque a gente pode precisar, como eu moro aqui perto é muito bom”, disse.