A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, promoveu nesse sábado (24), no Mirante da Balaiada, o 1º Encontro de Criadores de Cães de Caxias (MA). Durante o evento, os participantes falaram sobre a importância do encontro que serve como ambiente de conhecimento das raças, construção de novas amizades e sociabilidade.

“Eles são amorosos e companheiros, então dá uma alegria na casa com as crianças. Hoje temos três cachorros. É maravilhoso criar um cachorro. Esse momento é excelente!”, frisa Agrimária, criadora.

“Esse é meu filho, é minha vida. Ele tem uma rotina de alimentação, dorme do meu ladinho, faz consultas periódicas e tem plano de saúde, é igual uma pessoa. É uma paixão, principalmente porque eles não falam, então temos que ficar adivinhando o que eles querem”, disse Yane Thais, criadora.

“É a primeira vez que realizamos o encontro no principal ponto turístico da cidade. Tivemos essa abertura através da Célia e do Léo Barata, que nos convidou. Foi muito legal, interação total, os cães não se estressaram com os demais, o público estava bem diversificado”, destaca Fred Lima, idealizador do Clube de Cães de Caxias (MA).

O Mirante ficou repleto de cães das mais diferentes raças. Da criança ao adulto, todos os amantes de animais participaram de um desfile com seus animais, e elegeram o animal mais exótico e o mais parecido com o dono. Foram também distribuídos brindes para as pessoas que participaram do encontro à medida em que o evento foi acontecendo.

A secretária municipal de Governo, Amanda Gentil e o secretário de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Leonardo Barata também estiveram presentes. Eles destacaram a importância do poder público investir cada vez mais na promoção da interatividade, com toda a segurança por conta da pandemia, mas principalmente, garantido que cada pessoa possa colaborar com a proteção dos animais.

“A ideia é reunir os donos e os cães em uma confraternização no pôr do sol de Caxias, no Mirante da Balaiada. Então, esse é o desejo dos criadores de animais, que tanto amam, como se fossem seus filhos. Colaborando com a sociabilidade, na preservação e no cuidado com os animais, independente da raça do animal, é uma vida, e ela tem que ser cuidada com muito carinho”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“No período de maior incidência da pandemia as pessoas tiveram que ficar muito presas com seus animais, e hoje com a melhora, com a vacina para a população a partir de 18 anos, as pessoas já começam a sair um pouco com mais segurança, claro, seguindo os protocolos. O Mirante da Balaiada é um ambiente muito bom para trazer os animais”, destacou Amanda Gentil, secretária municipal de Governo da Prefeitura Municipal de Caxias (MA).

Atualmente o Clube de Criadores de Animais  conta com 150 integrantes, que já estão pensando em realizar um grande encontro nos próximos meses em Caxias (MA), reunindo centenas de animais com pessoas de diferentes cidades do Maranhão, Piauí e outros estados.