As artesãs (oficineiras) que integram a estrutura da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) estão passando por um curso de aproveitamento da fibra da Carnaúba. Intitulado de “Arte nas mãos fibra do olho da Carnaúba”, o curso está sendo ministrado pela artesã Iracy Ribeiro, que já produz artesanato de forma autônoma em Ilha Grande de Santa Isabel, bairro de Parnaíba, no Piauí.  O curso está sendo acompanhado pela secretária da SMADS, Ana Lúcia Ximenes e sua equipe.

“A importância do curso é dar o sustento a cada família da comunidade. Eu, por exemplo, tenho minha renda gerada pelo artesanato. Da Carnaúba não se perde nada. Ela é chamada de árvore da vida, porque é muito resistente à água, a fogo e aos tempos secos. O curso será de grande valia para todas as mulheres”, afirma Iracy Ribeiro, artesã de Ilha Grande de Santa Isabel (Parnaíba – PI).

O curso está sendo ministrado na Casa da Costura, um novo espaço criado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para a capacitação das pessoas assistidas pelos equipamentos sociais da pasta.

“Esse curso vai ser importante para as comunidades. Nós estamos com essas artesãs que vão aprender e levar para outras mulheres das comunidades. Aqui tem pessoas do CCI, do CJ, e do Centro Comunitário dando continuidade ao projeto. A ideia desse espaço é oferecer cursos para a comunidade, por meio da Secretaria de Assistência Social”, reforça Jhacy Ribeiro, coordenadora da Casa da Costura.

As artesãs estão percebendo que da carnaúba pode-se aproveitar tudo. Além de fazerem peças, como: bolsas, tapete, gesso, rede, dentre outras que agregam valor e geram renda. Além disso, a matéria prima é fácil de ser encontrada. O curso segue até 31 de julho, e todo o conhecimento adquirido dentro do curso, vai ser compartilhado nos Centros de Referência da Assistência Social, Centros Comunitários, Centros de Convivências de Idosos e Centros da Juventude.

“Eu ainda não sabia como fazer esta técnica, vou levar para o CRAS do João Viana, sou artesã lá e de outros Centros também, a secretária está fazendo um bom trabalho para que possamos aprender. A gente já se informou e temos perto daqui a carnaúba”, frisa Eliana Pereira, artesã.

“Dá para fazer diversas peças, como redes, tapetes, luminárias, dentre outras. Essa matéria prima é fácil de ser encontrada. Onde eu moro é conhecida por ser a terra da Carnaúba, e aqui também tem. Quando essas mulheres saírem daqui elas vão saber fazer muitas coisas”, disse Iracy Ribeiro, artesã de Ilha Grande de Santa Isabel (Parnaíba – PI).