Uma das ações da Jornada da Juventude que acontece de 5 a 12 de agosto em Caxias (MA), promovida pela Coordenação Municipal da Juventude, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, é o Fórum Municipal da Juventude, que será responsável pela eleição do Conselho Municipal da Juventude para o biênio 2021/2023.

O evento acontece no dia 7 de agosto, no Mirante da Balaiada, e já está com inscrições abertas na Coordenação Municipal da Juventude, localizada no bairro Castelo Branco, de segunda a sábado, das 8h às 13h.

“Esse fórum é para eleger entidades da sociedade civil que têm os movimentos juvenis atuando. As inscrições seguem até o dia 5 de agosto, e nós estamos convidando os movimentos juvenis de Caxias para participar”, afirma Taciana Cardoso, supervisora do núcleo de políticas transversais da Coordenação Municipal da Juventude.

“Nós temos esse momento importante da Jornada da Juventude para eleger o Conselho da Juventude, que será instituído pela primeira vez em Caxias, vai ser presencial”, disse Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.

O Conselho Municipal da Juventude é o espaço de participação e interlocução da juventude com o poder público no planejamento e acompanhamento da execução das Políticas Públicas de Juventude (PPJ). O Conselho contará com 12 integrantes, sendo 6 da sociedade civil, que também elegerá 6 suplentes e 6 integrantes do poder executivo com seus suplentes, e será composto por representantes de entidades juvenis.

Podem se candidatar a representante da sociedade civil, para participar do Conselho Municipal da Juventude: Entidades de apoio às políticas de juventude, fóruns, redes e coletivos juvenis, movimentos, associações e organizações de juventude.

“São seis vagas para a sociedade civil de movimentos juvenis, e essas entidades devem ter esse cuidado, porque as pessoas que vão está representando devem ter de 18 a 29 anos, para que elas estejam aptas a participar”, lembra Taciana Cardoso, supervisora do núcleo de políticas transversais da Coordenação Municipal da Juventude.

Taciana Cardoso reforça a importância da participação das entidades de representação dos jovens de Caxias (MA), no Conselho Municipal da Juventude. As inscrições seguem até o dia 5 agosto e todos os candidatos devem seguir o que está previsto no Edital nº 04/2021 de 22 de julho de 2021, que dispõe sobre a convocação do Fórum da Juventude para a eleição do Conselho Municipal da Juventude. (Link: https://caxias.ma.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/5294.pdf)

“É a primeira vez que esse Conselho está sendo formado em Caxias, e nós precisamos que esses movimentos juvenis venham fazer suas inscrições”, destaca Taciana Cardoso, supervisora do núcleo de políticas transversais da Coordenação Municipal da Juventude.