Na última quarta-feira (28) a Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica esteve com sua equipe participando de um treinamento em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Estiveram presentes coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde e representantes dos núcleos de Vigilância Hospitalar de Caxias (MA), dentro do programa Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTS).

O programa já existe e é desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica, mas o treinamento visou uma atualização das informações e verificação do funcionamento dos núcleos de vigilância hospitalar. Fez parte do trabalho uma visita técnica aos núcleos de Vigilância Hospitalar do Complexo Hospitalar Gentil Filho, Maternidade Carmosina Coutinho, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Municipal Infantil Dr. João Viana.

Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explicou sobre as Doenças e Agravos não Transmissíveis. “Elas envolvem aquelas doenças que não são transmissíveis de uma pessoa para outra, mas que são igualmente graves, tipo a diabetes e a hipertensão. Envolve também a violência contra a mulher, a criança, o idoso e outras negligências. São coisas que são passíveis de notificação, não transmissíveis, mas que podem causar um grande estrago na vida de uma pessoa se não for tratado. Está relacionado também a questão dos acidentes de trânsito. É bem amplo, tudo que pode gerar agravo ou dano mas não é transmissível está incluído”, disse.

Além disso, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, falou da importância da notificação dessas doenças feitos pelo município. “São notificadas até para você ver que políticas públicas de saúde podem ser direcionados para cada cidade. Caxias por ser um município com mais de 100 mil habitantes, precisa estar enquadrado fazendo as ações que são importantes no controle dessas doenças. Um exemplo, nossas academias ao ar livre. Nosso projeto Mexa-se é um dos programas contemplados por esse tipo de serviço, porque ajuda a preservar a saúde. A pessoa quando faz atividade física se afasta de outros problemas que podem vir a prejudicar sua saúde”, explicou Verônica Aragão.

Fernanda Batista, coordenadora do núcleo da Vigilância Epidemiológica da regional de Caxias-MA, destacou a importância da reunião para os novos  coordenadores. “Foi uma reunião muito produtiva e enriquecedora, foi possível esclarecer muitas dúvidas principalmente dos novos coordenadores municipais, muitos ainda não conheciam o programa. É um programa muito amplo de Doenças e Agravos não Transmissíveis, onde estão incluídas as doenças cardiovasculares, as neoplasias, as doenças respiratórias crônica, as violências e os acidentes” disse.

Palavras chaves: