A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico reuniu a Comissão do Projeto Caxias Mais 200. Em 2023, o município de Caxias completa 200 anos da Adesão à Independência do Brasil e 200 anos do poeta Gonçalves Dias.

A cidade está se preparando para este momento, e a Comissão do Projeto Caxias Mais 200 vai preparar uma série de ações de valorização da história, do patrimônio histórico e da cultura para homenagear e colaborar com a sedimentação da identidade do povo caxiense.

Todo esse trabalho organiza e prepara uma grande festividade que será realizada em Caxias. Estamos completando 198 anos de Adesão de Caxias à Independência do Brasil e no dia 10 de agosto será o aniversário de Gonçalves Dias”, disse Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

“É um momento importante esses 200 anos. É uma oportunidade do poder público manter um diálogo com a sociedade sobre a importância da preservação, da conservação e da nossa arquitetura. É importante que a população saiba qual o papel dela na preservação do patrimônio histórico”, destaca Ezíquio Neto, integrante da Comissão Caxias Mais 200.

O primeiro passo é a formalização da Comissão que será oficialmente criada pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil, no dia 1º de agosto de 2021. Há mais de 2 meses, guias turísticos já estão passando por treinamentos para auxiliar os caxienses e turistas em alguns pontos da cidade.

A Comissão está encarregada de reunir informações e apresentar projetos de engrandecimento da história local e algumas ideias, inclusive já estão rabiscadas, além disso no dia 1º de agosto será criado o Projeto Caxias Turística.

“O Caxias Mais 200 quer celebrar a história da cidade. No dia 1º de agosto, o senhor prefeito vai entregar os certificados aos guias turísticos do Projeto Caxias Turística. Eles fizeram uma capacitação de 100 horas, para que eles possam atender ao público que vai as igrejas seculares da cidade”, afirma Akman Viana, integrante da Comissão Caxias Mais 200

“Essa Comissão tem a missão de pensar a cidade para que esse evento tenha grande envergadura, não apenas para Caxias, mas para o Brasil e para o mundo. Os núcleos vão começar a trabalhar agora, e já temos várias ações. Vamos pensar o marco zero, dar uma roupagem ao hino e fazer homenagens, dentro da Comissão temos um olhar zeloso e carinhoso sobre o patrimônio histórico”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.