A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), por meio da Coordenação do Programa Brasil na Escola do município de Caxias participou de uma reunião para tratar sobre o programa e auxiliar as escolas contempladas no Plano de Atendimento Escolar, já que as estratégias precisam estar voltadas à permanência do aluno na escola e a qualidade na educação dos anos finais. Ao todo 11 escolas estão melhorando os índices educacionais.

“ Esse momento em que estamos vivendo, o ensino aprendizagem está muito difícil, muito mais do que no presencial. Então, temos que solucionar todas as problemáticas percebidas, com a chegada do Programa Brasil na Escola, e com o apoio da SEMECT por meio das coordenadoras desse programa, estamos felizes por estarmos conseguindo apoio e incentivo”, destaca Suelma Morais da UIM Coelho Neto.

O Programa tem por objetivo incentivar a aprendizagem, a permanência e a progressão escolar de forma igual, na idade certa e adequada de estudantes matriculados, como falou a gestora Francisca Neilma da UEM Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Povoado Trabalhosa. Ela afirma que o programa pode ajudar a melhorar os índices dos alunos do município.

“Na realidade este programa veio como um norte para melhorarmos o nosso índice de alfabetização tanto na questão do ensino como a questão do IDEB, vamos trabalhar junto aos professores, para que todos sejam envolvidos no projeto interdisciplinar, visando melhorar o ensino dos alunos”, lembra Francisca Neilma, gestora da UEM Nossa Senhora de Nazaré.

A reunião ocorreu na sala de aula da UEM União dos Moradores, e a gestora da escola Romélia Arcângela, falou sobre as melhorias que podemos conseguir “O Programa estabelece diretrizes a serem seguidas. Podemos obter êxito realizando estratégias e trabalhando em conjunto com as escolas e a SEMECT para que possamos ter maior eficácia em todo o processo e alcançando assim os índices pretendidos”, destaca Romélia Arcângela, gestora escolar.

A coordenação do Programa Brasil na Escola está sob a responsabilidade da professora Ana Maria da Silva Lima e da coordenadora substituta a professora Delcy Silva de Andrade, “O programa visa esclarecer e orientar o grupo para a execução do eixo, o mesmo conta com apoio técnico e financeiro através de recursos que chegarão as escolas, via PDDE. Essas instituições podem melhorar o seu desempenho usando estratégias próprias do programa que deram certo em outros lugares do país, como destaca Ana Maria Lima coordenadora do Programa Brasil na Escola”.

Palavras chaves: ,