A Comissão Organizadora do Fórum Municipal da Juventude esteve em reunião de alinhamento para a realização do evento no Mirante da Balaiada nessa quinta-feira (29), local onde irá acontecer o evento, no dia 7 de agosto, dentro da Jornada Municipal da Juventude que será aberta no auditório da Prefeitura no dia 5 e segue até o dia 12 de agosto em Caxias (MA).

“Ainda não tivemos um Conselho da Juventude. É muito importante como fortalecimento da democracia, e da sociedade civil dentro do governo. Toda a sociedade civil organizada pode participar”, afirma Jackson Costa, professor e integrante da Comissão Organizadora do Fórum da Juventude de Caxias (MA).

A Jornada Municipal da Juventude é promovida pela Coordenação Municipal da Juventude, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, já o Fórum é uma das ações que vai acontecer dentro da Jornada, e que está sendo organizada por uma comissão específica. O propósito do Fórum Municipal da Juventude será eleger os integrantes do Conselho Municipal da Juventude para o biênio 2021/2023.

“A Jornada da Juventude vai congregar os jovens da cidade. Dentro do evento será feita a eleição das entidades civis para o Conselho Municipal da Juventude. O Conselho junto com o poder público discute as Políticas Públicas para a Juventude. Por isso, é importante a participação dos jovens”, lembra Hans Lima, representante da Coordenação Municipal de Juventude.

“É importante para nós do Mirante da Balaiada receber o público que vem para este espaço. Nós enquanto administração do Mirante, estamos preparados para receber todos”, disse João Paulo, integrante da equipe da Administração do Mirante.

Para participar do Fórum Municipal de Juventude, as entidades juvenis precisam fazer suas inscrições na Coordenação Municipal da Juventude, localizada na Rua Santa Luzia, n° 2722 , no bairro Castelo Branco de segunda a sábado, das 8h às 13h.

O Conselho Municipal da Juventude é o espaço de participação e interlocução da juventude com o poder público no planejamento e acompanhamento da execução das Políticas Públicas de Juventude (PPJ). O Conselho contará com 12 integrantes, sendo 6 da sociedade civil, que também elegerá 6 suplentes, 6 integrantes do poder executivo com seus suplentes, e composto por representantes de entidades juvenis.

“O Fórum é justamente para que as os jovens possam participar do futuro Conselho Municipal da Juventude que será formado. De lá, vão sair às demandas para a juventude e projetos”, destaca Ana Caroline, integrante da Comissão Organizadora do Fórum Municipal da Juventude.

Podem se candidatar a representante da sociedade civil para participar do Conselho Municipal da Juventude: Entidades de apoio às políticas de juventude, fóruns, redes e coletivos juvenis, movimentos, associações e organizações de juventude.

As inscrições seguem até o dia 5 agosto e todos os candidatos devem seguir o que está previsto no Edital nº 04/2021 de 22 de julho de 2021, que dispõe sobre a convocação do Fórum da Juventude para a eleição do Conselho Municipal da Juventude. (Link: https://caxias.ma.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/5294.pdf)