A Prefeitura de Caxias teve participação efetiva no Encontro Regional de Gestoras, uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Mulher. A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, e a Secretaria Assistência e Desenvolvimento Social de Caxias (MA), estiveram representadas por Elisa Torres, secretária municipal adjunta da Mulher, e Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O evento aconteceu na sede do Senac/Caxias (MA), nessa quinta-feira (29).

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, acompanhado da secretária municipal de Governo, Amanda Gentil, também estiveram presentes ao evento que contou com as presenças da Secretária de Estado da Mulher, Nayara Monteiro; da diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena;  representante da Casa da Mulher Maranhense; Patrulha Maria da Penha; Conselhos Municipal dos Direitos da Mulher; uma deputada estadual, Ana do Gás; além de secretárias municipais e representantes das secretarias municipais dos municípios de: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar, São João do Sóter, Codó, Alto Alegre, Coroatá, Peritoró, São Mateus, Timbiras, Timon, Matões, Parnarama e São Francisco do Maranhão.

“Buscar o respeito é uma obrigação de cada pessoa. Eu não meço esforços para valorizar as mulheres em Caxias. Nós estamos neste momento exercendo a função pública e temos a obrigação de trabalhar para melhorar a vida de nossas mulheres. Hoje, neste momento em que se discute os direitos das mulheres, que nós possamos sair daqui com carta de intenção para que chegue ao nosso governador. Quero agradecer ao nosso governador, porque Caxias vai ganhar tanto para as mulheres de Caxias, quanto para as mulheres da nossa região, a Casa da Mulher Maranhense, isso é muito importante”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

“Eu fico muito feliz em ver tantas mulheres reunidas, tanto mulheres de Caxias, quanto da região. Eu espero que seja sempre assim, porque eu acredito que a força da mulher é uma força incomparável. Eu, como mulher e como jovem, fico muito feliz em ver mulheres unidas em defesa das políticas públicas para as mulheres”, disse Amanda Gentil, secretária municipal de Governo da Prefeitura de Caxias (MA).

“Quero parabenizar a Secretaria de Estado da Mulher e ao nosso governador Flávio Dino, pelo alcance da política pública para as mulheres. Um encontro como esse, fortalece a escuta de cada região. Como parlamentar estou representando a Assembleia Legislativa e tenho acompanhado todos os encontros que temos feito pelo Maranhão”, destaca Ana do Gás, deputada estadual.

“A nossa ideia é estadualizar a política da mulher. Hoje, é um encontro regional de gestoras, que têm essa missão dentro dos municípios de desenvolver a política em prol das mulheres. Então, o nosso objetivo é nos aproximarmos dos municípios, capacitar as equipes, e ouvirmos essas demandas para que possamos dar respostas integradas para as mulheres, sejam elas da zona urbana ou da zona rural”, destaca Nayara Monteiro, secretária de Estado da Mulher.

Estreitar os laços institucionais, realizar um momento de escuta, troca de experiências entre as diferentes realidades, além de mapear as demandas de cada município, tudo isso fez parte da pauta do encontro.

“A gente vem em busca de conhecimento. Vamos também fazer o pedido de uma Patrulha Maria da Penha em Peritoró. Esse encontro é muito proveitoso, muito produtivo, para que a nossa secretaria cada vez mais se fortaleça”, reforça Dudu Araújo, secretária municipal da Mulher de Peritoró.

“Nós temos 17 municípios reunidos aqui em Caxias (MA). A capacitação é das secretárias para que possamos trabalhar as políticas públicas de enfrentamento à violência e outros temas. O encontro está vendo as necessidades de cada município. É muito bom para nós, reforçamos os pedidos e temos mais mulheres empoderadas”, frisa Elisa Torres, secretária municipal adjunta da Mulher de Caxias (MA).

“Eu quero parabenizar a todas as mulheres, e dizer que possamos pedir que o artigo 5º da  Constituição seja aplicado, para que homens e mulheres tenham direitos iguais”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Durante o evento foi lembrado que Caxias também vai ganhar uma Casa da Mulher Maranhense até o final de 2021, equipamento que, a exemplo da Casa da Mulher Brasileira, conta com espaço para diversos órgãos que fazem parte da política de enfrentamento à violência contra a mulher.

“A Casa da Mulher Brasileira foi pensada em 2013, funciona em apenas seis Estados, e a ideia é reunir em um mesmo espaço, todos os órgãos de atendimento à mulher vítima de violência. Então, nós temos Defensoria Pública, Vara, Patrulha Maria da Penha, Delegacia 24h, Alojamento de Passagem, Brinquedoteca, Biblioteca, e Atendimento Psicossocial. A Casa da Mulher Maranhense existe em São Luís, Imperatriz, por conta do orçamento participativo teremos uma Casa da Mulher Maranhense em Caxias (MA)”, ressalta Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira.