Os 198 anos de Adesão à Independência do Brasil de Caxias (MA), também foi marcado pela divulgação do resultado do concurso “As 7 Maravilhas de Caxias. Ao todo foram 51.597 votantes. O Concurso Cultural, foi desenvolvido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico em parceria com a empresa 4 Kantos Turismo.

Por meio do site da prefeitura, os internautas tiveram acesso as categorias que estavam em julgamento. Foram sete categorias. Abaixo serão elencadas as categorias e também os bens escolhidos para serem as 7 Maravilhas de Caxias (MA).

ARQUITETÔNICO (Vencedor: Centro de Cultura Acadêmico José Sarney – 19,48% )

Nesta categoria estavam à disposição para serem escolhidas: Academia Caxiense de Letras; Antiga Estação Ferroviária Cajazeiras (atual CEFOL); Antiga Estação Ferroviária de Caxias (Instituto Histórico e Geográfico de Caxias); Bangalô da Família Chaves; Bangalô da Família Cruz; Casarão Histórico do Ex-Governador João Castelo; Centro de Cultura Acadêmico José Sarney (Antiga Fábrica); Cristo Redentor da Praça da Matriz; Edifício dos Correios; Mercado Central Prefeito José Castro; Palácio da Cidade – Prefeitura (antigo mercado municipal); Palácio do Comendador Alderico Silva; Palácio do Comércio (Excelsior Hotel); Palácio Episcopal (Casa do Bispo); Ponte Metálica (Estrada de ferro); Sítio dos Poetas (antiga Casa de Veraneio das famílias Medeiros/Ramos).

BENS NATURAIS E HÍDRICOS (Vencedor: Complexo Turístico da Veneza – 38,90%).

Área Ecológica do Inhamum; Balneário Engenho D’água; Balneário Novo Mucambo; Cachoeiras da Primavera; Complexo Turístico da Veneza; Nascente de águas de enxofre do Cangalheiro; e Roncador.

IGREJA HISTÓRICA (Vencedor: Igreja de São Benedito – 28,02%)

Capela de São Sebastião; Capela São Francisco e Santo Antônio (Siqueira Campos); Catedral de Nossa Senhora dos Remédios; Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (Trizidela); Igreja de Santo Antônio de Pádua (Ponte); Igreja de São Benedito; Igreja do Rosário; Igreja Presbiteriana do Brasil; Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José.

PRAÇA DA CIDADE (Complexo Turístico e Cultural Mirante da Balaiada – 40,48%)

Complexo Turístico e Cultural Mirante da Balaiada; Praça do Pantheon; Praça Dom Luís Marelim (Praça da Chapada); Praça Gonçalves Dias; Praça Nossa Senhora dos Remédios (Praça da Bíblia); Praça Salustiano Rêgo e Praça Vespasiano Ramos.

BENS GASTRONÔMICOS (Vencedor: Pirão de Parida – 25,76%)

Arroz de Cuxá; Arroz de Maria Isabel; Batepurú; Beiju de Coco; Bolo Frito de Caxias; Cachorro Quente de Prato; Compotas de Bacuri; Cuscuz no Pano; Licores sazonais (Caju, Jenipapo, Bacuri); Linguiça caseira de Caxias; Panelada de Caxias; Pão Cheio e Pirão de Parida.

RUA/AVENIDA (Vencedor: Avenida Sen. Alexandre Costa – 32,27%)

Avenida Alvorada; Avenida da Coheb; Avenida General Sampaio; Avenida Nereu Bittencurt; Avenida Rodoviária; Avenida Santos Dumont; Avenida Sen. Alexandre Costa; Rua 1º de Agosto; Rua Afonso Cunha; Rua Aarão Reis; Rua Benedito Leite; Rua do Parnásio e Rua Veras de Holanda.

TRADIÇÕES E COSTUMES DE CAXIAS (Vencedor: Natal Iluminado – 16,14%)

Bumba Meu Boi; Dança do Lili; Festejo do Divino Espírito Santo; Festejo de Nazaré (Nazaré do Bruno); Mastro de São Sebastião; Paixão de Cristo de Nazaré (Trizidela-Ponte); Procissão do Encontro; Procissão do Fogaréu; Quadrilhas Juninas; Reisado; Tambor de Crioula; Natal Iluminado e Velha Guarda.

A votação foi realizada de 05 a 30 de julho de 2021. A proposta da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, é até o final de 2021, criar um mapa, e colocar à disposição, tanto para quem reside na cidade, quanto para os turistas, com as 7 Maravilhas escolhidas para compor o roteiro turístico da cidade de Caxias (MA).

“Foi um prazer imensurável. Me sinto muito honrada em realizar um evento dessa natureza. A gente que é apaixonado por Caxias, eu com meus sócios, David Sousa e Pedro Amorim, a gente sempre comentou que o poder público tem que está aliado à iniciativa privada. Acho que foi muito justo o concurso, um concurso limpo. Todos os vencedores mereceram, e a gente só tem que agradecer a prefeitura que abraçou esta ideia”, disse Leninha Aragão, empresária da 4 Kantos Turismo.

“Um grande presente que Caxias (MA), recebe hoje é as 7 Maravilhas de Caxias (MA), que durante o mês de julho, o povo de Caxias e do mundo com grande entusiasmo pode escolher. O nosso guia turístico de bolso receberá as 7 Maravilhas de Caxias”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Hoje estamos enaltecendo Caxias, mostrando o resultado das 7 Maravilhas. Quando se tem amor pelo município nós conseguimos mostrar o município com mais carinho. Caxias é uma cidade alegre e hospitaleira. Esse ano como uma das 7 Maravilhas foi o Natal Iluminado, eu quero dizer que este ano será um grande sucesso e teremos inovações. O nosso Natal consegue aflorar no coração do nosso povo o desejo familiar e de paz. Parabéns Caxias”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Palavras chaves: