A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico oficializou a criação da comissão que será responsável pela programação do Projeto Caxias Mais 200. Em 2023, o município de Caxias completa 200 anos da Adesão à Independência do Brasil e 200 anos do poeta Gonçalves Dias.

Durante a solenidade de comemoração da Adesão de Caxias à Independência do Brasil, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou a importância da preparação da cidade para este grande momento de celebração da cultura, do patrimônio Histórico e das riquezas simbólicas da cidade, além das transformações do ponto de vista infraestrutural que também deve passar.

“Hoje, dizer que mora em Caxias, é um privilégio de poucos, é um privilégio de nós caxienses. Nós vamos trabalhar um grande projeto e, se Deus quiser eu vou estar com vocês, com o Paulinho e todos os vereadores, para que possamos lembrar uma data que vai marcar não apenas Caxias, mas o Maranhão e o Nordeste. Estamos lançando o Projeto Caxias Mais 200, é um momento que ficará marcado na história deste Estado. Nós temos que nos preparar para um grande evento”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

A Comissão do Projeto “Caxias Mais 200” é composta por escritores, historiadores, arquitetos, comunicadores, educadores, entidades e o poder executivo. Todos vão preparar uma série de ações de valorização da história, do patrimônio histórico e da cultura para homenagear personalidades que merecem destaque e colaboram com a sedimentação da identidade do povo caxiense. A gestão municipal que já inaugura um novo momento no turismo do município, quer engrandecer ainda mais esse segmento que gera emprego, renda e valoriza suas principais riquezas.

“Todo esse trabalho organiza e prepara uma grande festividade que será realizada em Caxias. Estamos completando 198 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil, e no dia 10 de agosto será o aniversário de Gonçalves Dias”, disse Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

“Esses 200 anos será um momento importante. É uma oportunidade do poder público manter um diálogo com a sociedade sobre a importância da preservação, da conservação e da nossa arquitetura. Então é importante que a população saiba qual o papel dela na preservação do patrimônio histórico”, destaca Ezíquio Neto, integrante da Comissão Caxias Mais 200.

“Nós entregamos à cidade de Caxias, a instituição da Comissão Caxias Mais 200. É uma comissão que vai trabalhar a organização daqui a dois anos, que é o aniversário dos 200 anos do poeta maior Gonçalves Dias, bem como os 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil. Esta comissão formada por secretários, entidades e intelectuais de nossa cidade, irá pensar em Caxias nos próximos dois anos, para que possamos receber turistas de todos os lugares do mundo para este evento”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).