A Prefeitura Municipal de Caxias (MA) lançou oficialmente para começar a funcionar já neste mês de agosto de 2021, o Programa Prouni Municipal, e formalizou contratualmente com a instituição Unifacema em Caxias (MA), a primeira parceria com uma instituição superior particular para a execução do Programa, ao mesmo tempo em que foi celebrado os 198 anos de Adesão à Independência do Brasil.

“O Prouni Municipal é sem dúvidas um grande feito na perspectiva da formação do caxiense, que não teve oportunidade de ingressar em um curso superior, e o poder público privilegia essa oportunidade. Esse programa trará sem dúvidas grandes benefícios à comunidade como um todo, porque formar mão de obra qualificada nas mais diversas áreas é um feito irreparável no desenvolvimento de um povo, e Caxias dá esse passo. Temos a honra de ter assinado o contrato com o município, estamos pronto para bem desenvolver e fazer acontecer o projeto”, disse Marcos Aurélio, Magnífico Reitor da Unifacema.

O Programa inédito da história de Caxias e do Maranhão, é uma inovação no país, pois embora seja espelhado no Prouni Nacional, a diferença é que em Caxias o estudante oriundo de escola pública, terá uma bolsa de estudos 100% gratuita, paga pela Prefeitura Municipal, com o compromisso de apenas não ficar reprovado.

O Prouni Municipal é resultado de um Projeto de Lei que foi apresentado na Câmara Municipal, pelo vereador Mário Assunção, e que foi sancionado pelo executivo municipal, considerando todos os impactos no orçamento municipal para que fosse possível a execução.

“Eu tive a oportunidade de fazer mestrado e doutorado, e hoje como pai, eu sei da importância que é a educação superior para os filhos. Com o desenvolvimento da nossa cidade, nós temos mais de 10 mil alunos fazendo as mais diversas universidades em Caxias (MA), o prefeito Fábio Gentil nos ensinou a sonhar quando assumiu a prefeitura. O Prouni Municipal é inédito no Maranhão e no Brasil na doação de bolsas de estudos para alunos”, afirma Mário Assunção, vereador.

“O Prouni Municipal está permitindo que a pessoa que não tinha condições financeiras de cursar uma universidade, por ser cursos de custos elevados, agora os aluno poderão realizar esse sonho. A prefeitura está realizando o seu papel social”, disse Paulo Marinho Jr, vice-prefeito de Caxias (MA).

Para o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e para a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, o momento é de grande importância para a educação municipal, bem como para os estudantes que não têm como pagar um curso superior.

O gestor lembrou também, que o Prouni Municipal vai ser estendido para todos os cursos que a instituição oferecer, basta que o aluno seja aprovado no vestibular da instituição superior. Logo depois, ele vai se cadastrar em uma plataforma municipal, e terá analisado o seu perfil enquanto aluno, para saber se realmente estudou em escola pública, bem como outras condicionalidades, para que a partir dessa avaliação, possa receber a aprovação pelo município, e assim seja beneficiado com uma bolsa de estudo.

“O prefeito municipal lança esse programa para possibilitar às pessoas que saem da escola pública terem a oportunidade de cursarem o curso que quiser. O aluno fará o vestibular, com a nota do vestibular ele se inscreve no site da Prefeitura, hoje também foi criada uma comissão para analisar cada aluno, o mais importante é que o curso é 100% pago pela Prefeitura. Essa a certeza de que a educação está sendo valorizada”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Agora a Prefeitura Municipal de Caxias irá bancar 100% o curso que o aluno quiser no município de Caxias. Não é financiamento, será uma bolsa gratuita pelo município. A contrapartida do aluno é só estudar e não ficar reprovado. Claro que nós entendemos que não tem bolsa pra todo mundo, por isso escolhemos alunos que estudou em escola pública, do estado e do município. Esse é um projeto que todo gestor do Brasil deveria entender a importância”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).