A Prefeitura de Caxias (MA), decidiu colocar um ponto final nas chamadas escolas “João de Barro”, são escolas de taipa e cobertas de palha. Por décadas elas fizeram parte do cenário escolar de muitos professores e alunos da zona rural da Princesa do Sertão. Durante as celebrações da Adesão de Caxias à Independência do Brasil, o prefeito Fábio Gentil, anunciou o projeto: “A Escola Que Temos e a Escola Que Queremos”. Com isso a prefeitura se compromete em construir escolas de alvenaria até o final de 2021, onde hoje existe escola de taipa.

“Caxias vai ser uma das primeiras cidades do Maranhão a extinguir as chamadas escolas João de Barro, feitas de palha e taipa. Nós temos o projeto “A Escola Que Temos e a Escola Que Queremos”. Nós queremos uma escola de alvenaria de qualidade para incentivar ainda mais os profissionais de educação e os nossos alunos”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

“Ainda temos uma herança antiga de outros governos, que são as escolas feitas de palha. Vamos acabar com isso. Nós transformamos esse momento, num momento impar. Quando assumimos eram 21 escolas de 2017 a 2020. A prefeitura construiu novas escolas nos lugares das antigas e agora vamos finalizar as últimas 12 escolas de palha que ainda restam”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Em 2017, Caxias havia recebido da última gestão 21 escolas de taipa. Já foram substituidas 9 escolas. As últimas 12 escolas cobertas de palha que serão substituídas estão atualmente nos seguintes povoados do 1º, 2º e 3º distrito: Povoado Babu 1º Distrito (EM José e Maria); Povoado São Joaquim 1º Distrito (EM José Ivo de Sousa); Povoado Cacimbão 2º Distrito (UEM Raimundo Cosmo); Povoado Cofre 2º Distrito (EM São Francisco de Assis); Povoado Gameleira 2º Distrito (EM Aluízio Lobo); Povoado Morros 2º Distrito (EM São João); Povoado São Domingos 2º Distrito (EM São Domingos); Povoado Alto do Satiro 2º Distrito (EM Severino Dias Carneiro); Povoado Pé do Morro 2º Distrito (EM Valdecy Reis); Povoado Alecrim 3º Distrito (EM São Francisco); Povoado Baunilha 3º Distrito (EM Nossa Senhora das Dores) e Malhada de Areia II 3º Distrito (UEM Raimundo Angelo).

“Essas obras são feitas com recursos do próprio município que planejamos e vamos colocar em atividade de imediato. São escolas no 1º, 2º e 3º distrito. Povoado Babu, São Joaquim, Cacimbão, Cofre, Gameleira, Morros, São Domingos, Alto do Satiro, Pé do Morro, Alecrim, Baunilha e Malhada de Areia II, além de uma grande escola no Povoado Engenho D’água, uma escola com 12 salas de aulas, laboratório de ciências, informática, sala de AEE, auditório para as crianças daquele povoado que sonhavam com uma boa escola, agora até final do mês de agosto e início de setembro será entregue. Estamos finalizando uma escola com 12 salas de aulas no bairro São Francisco em Caxias. Vamos fazer uma no bairro Santa Teresinha. Isso mostra que a Prefeitura de Caxias está preocupada com a educação infantil”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

No último sábado (31), a prefeitura entregou a escola do Povoado Canto Escuro, substituindo uma antiga escola de taipa, por uma escola de alvenaria, com carteiras novas e lousa, além de banheiro, cantina e acessibilidade para as crianças. Desde o começo da gestão em 2017, a Prefeitura de Caxias (MA), construiu, reformou e/ou ampliou mais de 110 escolas nos três Distritos de Caxias (MA) além da zona urbana.

Palavras chaves: ,