Nesta segunda-feira (2), a Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, avançando mais uma etapa na imunização dos caxienses deu início a vacinação contra a Covid-19 para jovens com idade a partir de 17 anos. Caxias segue no combate ao coronavírus, aumentando a sua cobertura vacinal, e se tornando o primeiro município do interior do Maranhão a iniciar a vacinação de pessoas de 17 anos ou mais.

Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, falou sobre a ampliação da faixa etária de vacinação. “O objetivo é está imunizando a população como um todo, já que conseguimos vacinar a população de 18 anos. Então foi tomada a decisão de também imunizar os adolescentes, e vamos começar com a faixa etária de 17 anos. Pedimos então aos pais e responsáveis que estejam levando seus adolescentes para tomar a vacina”, destacou.

Além disso, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, fez um apelo para os pais e responsáveis que irão levar os adolescentes de 17 anos para se vacinarem. “A vacina ofertada é a Pfizer. Pedimos que as pessoas não deixem para ir no final do expediente, pois essa vacina tem todo um rigor na sua preparação e conservação. Ela deve ser administrada no momento em que é preparada, sendo assim se você comparecer a um ponto de vacinação já perto das 17h, que é o horário de encerramento, fica difícil para a equipe abrir um frasco para administrar apenas uma dose, correndo o risco de estragar as demais doses, porque se elas não forem administradas logo serão perdidas. Então, a gente pede que as pessoas compareçam pelo menos com o tempo de 30min à 40min, antes das 17h”, disse.

Rebeca Gomes, de 17 anos, falou sobre a expectativa em tomar a vacina contra a Covid-19. “Estamos voltando para as aulas, então a expectativa de vacinar o quanto antes era o que mais queríamos. Então, eu estou gostando muito de ter baixado a idade e de poder me vacinar”, disse.

A estudante de 17 anos, Amanda Martins, frisou a importância de tomar a vacina e proteger seus familiares. “É muito importante, pois a vacina previne da doença, eu moro com meus avós e tenho que ter muito cuidado. Espero que todo mundo possa se imunizar o quanto antes”, destacou.

Além da aplicação da 1º dose da vacina para pessoas a partir de 17 anos, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também segue aplicando a 2ª dose do imunizante. Ana Célia, professora, recebeu a 2ª dose e falou sobre a felicidade de se imunizar. “Estou muito feliz e realizada por me proteger de uma doença que levou a óbito milhares de pessoas. A ampliação da idade foi maravilhosa, porque já é uma etapa para nós voltarmos e com fé em Deus todos serão vacinados”, ressaltou.

A vacinação segue sendo realizada nos 3 pontos de vacinação, de segunda a sábado, das 8h às 17h, no Ginásio de Esporte João Castelo e de segunda a sexta, das 8h às 17h, no SESI/SENAI e Caxias Shopping Center. Para se vacinar, é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF ou cartão do SUS, documento de identificação com foto, comprovante de residência em seu nome, caso não tenha levar título de eleitor.

Para pessoas com 17 anos, é importante apresentar os seguintes documentos: CPF ou cartão do SUS, documento de identificação com foto, comprovante de residência no nome dos pais. Caso não tenha, levar título de eleitor ou comprovação de matrícula escolar. Também é necessário que o menor de idade esteja acompanhado dos pais ou responsáveis.